Imagem capa - ONDE FAZER SEU EVENTO EM GRAMADO? por Ana Pacheco Fotografia

ONDE FAZER SEU EVENTO EM GRAMADO?


Gramado é uma cidade encantadora, né? Perfeito para a realização dos nossos sonhos, principalmente em ocasiões únicas e especiais, como seu aniversário de 15 anos, formatura, casamento, o primeiro aninho de seu filho, enfim, tudo pode e deve ser feito por aqui, uma cidade que respira magia e bom gosto, apresentando dezenas de opções para locação. 

Aqui, apesar de um município super pequeno, com menos de 37 mil habitantes, casas de festas não param de surgir, afinal é preciso agradar o público exigente da cidade, tanto seus moradores quanto seus visitantes. São opções centrais, bem no coração do município, nos bairros de Gramado, em áreas mais afastadas com a linda vista de nosso interior, enfim, locações para todos os públicos e seus bolsos.

Nós, eu e a Lara, minha esposa e assistente, realizamos eventos de no máximo 150 convidados, afinal, a equipe é pequena e gostamos muito da forma como está, de trabalhar assim, de uma forma mais intimista - pode-se dizer. Portanto, posso afirmar que os locais para eventos aqui são muito adaptáveis, a maioria fornece mais de um ambiente, sendo possível fechar um espaço ou ampliar, conforme a quantidade de convidados.

Festa de formatura do Gabriel Pacheco, realizada na Festas e Arte.


Há algo que eu acredito muito, algo pessoal mesmo, que o espaço deve, além de combinar com seu orçamento, combinar com você - com seu estilo de vida, com seus convidados, com tuas convicções, afinal, um dia muito importante vai acontecer ali e nada melhor que 'ornar' tudo num único ambiente e momento. Né?

Por aqui você pode escolher à vontade, desde ambientes bem iluminados e com mobília toda branca, espaços com imensas janelas de vidro e vista completa para o exterior, locações em madeira e estilo mais rústico, casas com lagos e pátio totalmente arborizado, enfim, são muitas opções e com certeza mais do que uma vai lhe agradar totalmente.

Aqui não falarei sobre os preços, afinal, isso depende muito do evento e do que você quer anexar a ele, como decoração, buffet e número de convidados. Mas deixarei aqui algumas dicas e peculiaridades sobre os espaços que já fotografei, desde a atenção dos responsáveis, do que o ambiente oferece e a abertura dada ao contratante para mudanças, deixando assim tudo exatamente como tu desejas.


Festa de formatura da Ana Laura Roloff, realizada no Gram Fiestas.

Vamos então aos locais de festas em Gramado, lembrando que todos esses ambientes citados realizam todos os serviços possíveis, como aniversários infantis e adultos, festas de 15 anos/debutantes, formaturas, casamentos e etc. Importante que durante a sua pesquisa, além das fotos dos ambientes citados, tu questione todos os detalhes de sua importância. Ok? Bora lá então:

Festeggiare | R. Santa Rosa, 99 - Bairro Carniel

Realizei apenas aniversários infantis nesse espaço, mas além de uma ótima localização é um espaço completo - a equipe oferece decoração, buffet de salgadinhos e docinhos, bolos fakes e entretenimento de sobra pros convidados. A criançada pira, pois além da temática escolhida, a casa oferece piscina de bolinhas, elástico radical, mesa de flaflu, videogames e muito, muito espaço útil. A Festeggiare possui, além do térreo, um mesanino para diversão de convidados e, também, de descanso, com vista privilegiada para o salão principal. Acredito que tudo ali é adaptável, ou seja, dependendo do evento a ser feito os responsáveis organizam da melhor forma pra você.

Festas e Arte | Rua Parobé Linha Nova, 405 - Bairro Avenida Central

Uma casa de festas que surgiu há pouco tempo e tem chamado muito a atenção pelo custo x benefício. Localizada próxima ao Centro, a Festas e Arte fica em uma área residencial, com um pequeno gramado em frente, com traves de futebol, outro nos fundos, com churrasqueira, cama elástica e bancos externos, além de um ambiente totalmente voltado para as crianças em seu interior. Totalmente branca, com uma linda iluminação e imensas janelas, a casa possui um espaço fixo para crianças, oferecendo piscina de bolinhas, mini cozinha, trepa-trepa, videogame e muitos, muitos brinquedos. Do outro lado, mesas grandes e cadeiras confortáveis. O proprietário lhe indica os salgados e docinhos através de um cardápio, também possui opções em decoração própria, um lounge para relaxar e a possibilidade de churrasco e pratos quentes, onde ele mesmo é o chef.

Planeta Golden | R. Venerável, 790 - Bairro Avenida Central

Antigamente, na minha infância, frequentei muito esse ambiente. Sou nascida, criada e moradora desse bairro desde sempre. O pavilhão onde hoje é o Planeta Golden muito nos serviu para partidas de futebol e vôlei. Com uma reforma imensa, com muito investimento e bom gosto de sobra, essa casa de festas é uma das maiores e mais bem preparadas da cidade. Claro, o investimento condiz com tudo que é oferecido. O Planeta Golden também possui espaço próprio para as crianças, buffet de salgados e doces, além de decoração. Uma cortina é a responsável por ampliar ou diminuir o espaço, dependendo da quantidade de convidados. Tudo é requintado.

AABB | R. Venerável, 775 - Bairro Avenida Central

Em frente ao Planeta Golden, num espaço totalmente reformado, de extremo bom gosto, claro e arejado, tu encontras mais uma opção em casa de festas da cidade. Esse local não possui recreação ou brinquedos, é ideal para festas e celebrações adultas. Com estacionamento próprio, não são apenas os associados que usufruem do local. Esse local é outro exemplo de um ótimo custo x benefício, podendo ser diminuído ou aumentado de acordo com o número de convidados. Eles também oferecem um chef para buffet quente, responsável pelo local, ou indicação para salgados e doces.


Aniversário do Lúcio, realizado na AABB Gramado.


Boreal Gastro Pub | Av. Borges de Medeiros, 2497 - Bairro Centro

Este espaço, bem no Centro de Gramado, está logo abaixo do Mundo do Chocolate e um pouco acima do Ice Bar. Ou seja, super movimentado e aberto ao público diariamente. Por isso, para a realização do seu evento, marque com antecedência, viu?! O local possui uma arquitetura diferenciada, bem como sua decoração. Possui um restaurante próprio, bar, mini palco para show ao vivo e algumas salas distintas - onde tu podes reservar o espaço inteiro ou somente uma parte dele.

Além desse espaço, Gramado possui centenas de restaurantes, isso já é sabido. Por isso, se tu tens um de preferência, entre em contato com os proprietários e veja a disponibilidade do local, dificilmente tu não conseguirás realizar o se evento no local escolhido. Eu e a Lara, por exemplo, casamos num restaurante bem no Centro da cidade, ele não existe mais e por isso não vale a indicação aqui. Como já disse anteriormente, pesquise e pesquise, tudo deve acontecer do jeito que você sempre sonhou.

Ah, hotéis também podem oferecer esse serviço, principalmente se possuírem um espaço diferenciado, uma área de convivência, nem que seja onde acontece o café da manhã diariamente. O Hotel Rita Höppner, por exemplo, ampliou sua estrutura recentemente e já conta com capela, salão de festas e tudo que é necessário para a realização de quaisquer eventos.

Aniversário de 1 aninho da Giovanna Laux, no café da tarde do Hotel Rita Höppner.



Tênis Clube | R. Ângelo Bisol, 223 - Bairro Centro 

Esse lugar tem sim um cantinho especial no meu coração. Aqui realizei a minha formatura em jornalismo, há mais de 4 anos atrás. Esse local também possui dois ambientes, que podem ser usados ao mesmo tempo caso seja necessário. Um deles, mais amplo, possui a rua como vista. Já o segundo, possui a piscina do clube para contemplação. O ambiente é charmoso, também possui um ótimo custo x benefício e pode lhe agradar de diversas formas. Não possui recreação ou brinquedos para os pequenos, mas é ideal para festas de aniversário e formaturas, pode acreditar. Pra mim, o único ponto fraco são as escadas, único meio de chegar até os salões. Portanto, deficientes e cadeirantes, até mesmo idosos, podem precisar de ajuda extra caso essa seja a sua escolha.

Sociedade Recreio Gramadense | R. Garibaldi, 328 - Bairro Centro

Um dos principais locais festivos da cidade, com toda a certeza. Aqui acontecem muitos eventos, como a reunião da imprensa durante o Festival de Cinema, congressos e palestras, festas do carnaval de Gramado, enfim, um ponto com localização privilegiada e extremo bom gosto em cada detalhe. São dois espaços, um principal e um lindo mesanino com total vista para o primeiro ambiente, salas de convivência circundam o espaço e a decoração vai sim lhe agradar. Da mesma forma que a dica anterior, a sociedade possui escadas para a chegada no salão principal, outro lance para o mesanino, portanto, um cuidadinho extra deve ser tomado.

Gram Fiestas | R. Pref. Waldemar Frederico Weber, 1815 - Bairro Mato Queimado

No meu ponto de vista, para o meu gosto pessoal, este é o mais belo salão da cidade. Todo em vidro, com iluminação externa, estacionamento, lounges para convivência, deck externo com intensa arborização, pé direito super alto, bar e a possibilidade de aumentar/diminuir de acordo com a sua quantidade de convidados. Antes, nesse espaço, havia um restaurante, então a estrutura também é ótima. As meninas, responsáveis pelo local, possuem um ótimo gosto e requinte nos detalhes oferecidos. Novamente, o espaço não possui área kids, sendo especial para festas de formatura, 15 anos e casamentos.

Parque Tomasini | RS-235, 31 - Linha Carazal

Quer fugir um pouquinho da área Central e curtir toda a calmaria, acompanhada de belas imagens, que o interior de Gramado têm a oferecer? O Parque Tomasini é um complexo que reúne, além de dois amplos salões de festas, que podem sim ser interligados caso haja necessidade, um lago belíssimo, kartódromo e A Mina - com diversas pedras preciosas que vão te surpreender. Com uma decoração e ambiente rústico, o ambiente possui estacionamento privativo, mas sem área kids, onde tu podes fechar tudo com os responsáveis - desde a decoração até o buffet, aproveite.

Caza Wilfrido | Estrada da Tapera Italiana, 2300 - Linha Tapera

Por fim, mais um local na área rural da cidade. Com uma das mais belas arquiteturas da região, o local tem a cara de Gramado, sabe?! Riqueza em detalhes, bom gosto, sofisticação e beleza. Com amplo estacionamento, diversos salões, área externa e equipe completa, a Caza Wilfrido é ideal para eventos grandiosos, com muitos convidados, como formaturas e casamentos. Não possui área kids, mas com certeza os pequenos encontrarão a diversão em tudo que é oferecido. Ali também tu podes fechar tudo com eles, como a decoração, gastronomia e demais detalhes do seu grande dia. Ali também acontecem diversos eventos, como o Gramado Summit e a Festejar Gramado.

Dicas Bônus | Olivas de Gramado e Gramado Golf Club

Pra quem ama Gramado em toda sua essência, provavelmente passou pela sua cabeça a realização do seu evento em algum dos pontos turísticos da cidade, né? Já imaginou celebrar o seu dia num dos belos parques de Gramado? As opções são variadas, como o Gramado Golf Club, pouco explorado mas com total infraestrutura para a realização de eventos, além de uma vista belíssima do interior de nosso município e do campo de golf; e também o mais recente parque da cidade, o Olivas de Gramado, que deve receber em breve uma capela e salão de festas, mesmo já tendo um lindo ambiente externo para o encontro de todos que você ama com uma das mais belas vistas da região (quiçá do país).

Tudo depende do seu desejo, do seu sonho, do lugar que mais combina com aquilo que você planeja. Portanto, tudo inicia com sua pesquisa, Gramado possui um povo solicito e empresários que desejam sim o melhor para quem nos escolhe como destino, principalmente para a realização de um sonho. Ah, qualquer dúvida entre em contato aqui comigo, orçamentos para os serviços prestados podem ser enviados via whatsapp ou e-mail, você escolhe - te aguardo!