Imagem capa - 5 ANOS COMO FOTÓGRAFA PROFISSIONAL por Ana Pacheco Fotografia

5 ANOS COMO FOTÓGRAFA PROFISSIONAL


Uau, todo dia 20 de março me surpreendo com o passar do tempo, como ele voa. Ontem, enquanto pensava no que colocaria nesse post e me lembrava de tudo, desde o comecinho, senti uma imensa invasão de nostalgia - lembrei da minha infância, onde meus pais trabalhavam com fotografia à moda antiga e eu os acompanhava nas feiras e eventos, pensei na sensação pra lá de especial toda vez que eu os via com a máquina fotográfica em mãos, lembrei também quando comprei meu primeiro celular com câmera e a partir dali brincava de fotografar o jardim da minha avó, recordei todo o incentivo daqueles que me cercavam dizendo que eu "levava jeito pra coisa". E não é que eu lavava mesmo, (risos).

Em 2014 demonstrei meu interesse em fotografar pessoas, mas sabia que muito aprendizado seria necessário. Eu amava fotografar plantas, flores, animais e objetos, nunca me imaginei sendo fotógrafa de família, dirigindo pessoas e transformando a vida delas através do meu trabalho. Escutei, algumas vezes, que era melhor eu me empenhar nisso mesmo, deixar as pessoas pra lá e focar no que eu já sabia fazer. Confesso que ouvir isso doeu, mas transformou todo aquele receio em vontade, passei a investir meu tempo em cursos e workshops online e gratuitos. Deu certo.

Depois de começar não parei mais, comecei a identificar a minha fotografia, a seguir perfis e profissionais que condiziam com aquilo que eu acreditava (e sigo acreditando). Meus métodos de edição, minha direção, meu enquadramento, enfim, quase tudo mudou - menos os tons quentes, sigo apaixonada por eles e reflito isso em cada imagem que faço. Muitos dos fotógrafos que acompanho são assim, com tons mais alaranjados, me espelhei muito nisso pra criar a minha identidade e fazer com que as pessoas identifiquem minhas fotos antes mesmo de perceber que fui eu que tirei.



Como já disse, iniciei na fotografia em 2014, mas somente em 2015 comecei a ganhar dinheiro. Fazia muitos ensaios com amigas e conhecidas, casais e famílias, tudo de graça para que eu pudesse criar um portfólio e divulgar minhas fotos nas redes sociais. Esta foto acima foi feita lá no comecinho de 2015, confesso que ainda sou apaixonada por muitos ensaios que fiz naquela época. Vejo que muitas coisas seguem iguais pra mim, que o que era bonito segue sendo bonito ainda hoje. Os tons utilizados nesse ensaio aos os mesmos presentes nos trabalhos que faço até hoje, só que antes eu usava o Photoshop na edição e há alguns meses migrei para o Lightroom.

O mais bonito em toda essa história é ver e apreciar a evolução. Minha evolução como fotógrafa, como pessoa. Como ampliei meu conhecimento, como me aproximei dos clientes, como aprendi a dirigir pessoas e transformar o ensaio em algo ainda mais especial - tanto pra eles quanto pra mim. Aos poucos me senti mais à vontade com meu trabalho, criei um pacote de orçamento e passei a fotografar eventos, como formaturas, aniversários e casamentos. Comecei em festas infantis e partos, algo que sou apaixonada em fazer até hoje, passei para as festas de 15 anos, para as formaturas, até que fiz meu primeiro casamento.

O friozinho na barriga foi grande, mas ainda sinto em cada trabalho a ser feito. Claro, a cada serviço me sinto mais confiante, vou trabalhar com o intuito de fazer um ensaio/evento ainda melhor que o anterior. A Lara sabe, cada serviço que fotografo volto pra casa e digo: "acho que foram as fotos mais lindas que eu já fiz", quero que isso siga pra sempre assim. Afinal, o foco é crescer. Sempre crescer.



Muitas das minhas manias, dos meus conceitos, ainda seguem intactos. Sempre gostei do íntimo, do 'menor', por isso SIM, eu estipulo um número máximo de convidados nos eventos que fotografo. Digo isso sempre de uma forma muito sútil aos meus clientes, através do meu pacote de orçamentos e informações. Só possuo uma assistente, minha esposa, a Lara, eis algo que eu nunca poderia imaginar no começo da minha carreira. Não é que eu não queira trabalhar com outro fotógrafo, não é que eu não goste de me misturar, mas prefiro assumir total responsabilidade por um serviço contratado, desde o fechamento do contrato até a entrega do material.

Por último, há pouco mais de dois anos, criei minha empresa e meu site. Me formalizei. Hoje sou uma micro empreendedora e acho DEMAIS falar isso, (risos). Assumi todas as responsabilidades do meu negócio, assumi a câmera em mãos por tempo integral, pois antes eu dividia meu tempo entre a fotografia e o jornalismo, minha formação. Foram alguns anos trabalhando com comunicação durante o dia e com a fotografia à noite e aos finais de semana. Um empurrãozinho do destino fez com que eu tivesse de decidir, tudo isso acompanhada de muita insegurança e medo. Afinal, mudanças tão grandes estavam chegando e a autonomia, junto à renda incerta, também.

Hoje, olhando pra trás, me sinto completa. Me sinto feliz. Me sinto realizada. É clichê, mas não podia imaginar que em apenas 5 anos eu conseguiria atingir todas as pessoas que atingi. Nesse tempo foram quase 350 trabalhos, centenas de pessoas que me escolheram pra ser a responsável em registrar algo muito importante pra elas. Que animal isso tudo!



Por fim, gratidão. Essa com certeza é a palavra que mais uso em cada história que conto aqui do site. Não é à toa. Que possamos nos encontrar cada vez mais, evoluir e desejar o melhor. Que busquemos aquilo que faz a diferença, que nosso trabalho atinja as pessoas de uma forma muito bonita, única. Amo o que faço e vou amar te ver fazendo parte de toda essa história. Se quiser saber mais detalhes dessa trajetória é só me perguntar aqui nos comentários, quem sabe não rola um novo post sobre? Entre em contato aqui pelo site e vamos conversar, vem!