Imagem capa - ENSAIOS AO AR LIVRE - CONTATO COM A NATUREZA EM GRAMADO por Ana Pacheco Fotografia

ENSAIOS AO AR LIVRE - CONTATO COM A NATUREZA EM GRAMADO


Eu não possuo estúdio fotográfico, houve uma época em que eu achava super necessário fazer esse investimento, hoje, assumo, já não penso mais assim. Você deve pensar que digo isso por morar onde moro, por estar numa região privilegiada, onde todas as ruas parecem encantadas e cada cantinho possui uma magia toda especial. Por um lado, sim, tu tens razão. Gramado, bem como toda a Serra Gaúcha, traz a carga de tranquilidade, belezas naturais, contato com a natureza, ruas arborizadas, segurança, parques abertos e amplos, enfim, tudo que é "essencial" para um ensaio. Né? Pode ser que sim, como também pode ser que não. Além de toda essa estética tão bonita, Gramado oferece aos seus visitantes e moradores um clima predominantemente ameno, ou seja, em grande parte do ano não temos temperaturas extremas - nosso amanhecer, bem como nosso final de tarde, traz consigo um ventinho frio que exige aquele casaquinho sempre em mãos, o que é ideal pra realização de um ensaio no pôr do sol, onde o calor (principalmente no período em que estamos) não incomoda tanto assim.


Por outro lado, a falta de um estúdio pode ser empecilho quando a chuva é insistente, quando a neblina não colabora e até mesmo quando as temperaturas do inverno nos surpreendem - caso você ainda não saiba, nosso inverno chega facilmente à temperaturas negativas, como -2ºC e -4ºC, agora imagina a sensação térmica, enfim, eu adoro. Mesmo eu adorando o clima frio, me sentindo mais confortável nele, é inegável que ele não é confortável para a maioria das pessoas. Já pensou um ensaio de gestante, ou com crianças, onde a temperatura está lá embaixo e o clima atrapalha com chuvisqueiros e cerração? Aqui isso acontece muito, pelo menos comigo. É a partir daí que novas locações surgem - seja no hotel onde os clientes estão hospedados, na Rua Coberta, no Largo da Borges, em ambientes onde consigamos nos esconder de tudo isso que acontece lá fora. Há sempre uma solução viável pra quem deseja fotografar em Gramado, viu?!



Esse ensaio acima, por exemplo, foi feito em dois dias. O casal de turistas não deu muita sorte com nosso clima, já que estavam por aqui durante o inverno. Dessa forma, no primeiro dia agendado choveu, mas choveu muito. Para não "perdermos" aquele tempo, utilizamos o quarto de hotel deles e também alguns espaços da Pousada, deixando assim a área externa para o dia seguinte, mas sem perder todo o charme do aconchego que esse período nos traz.


Como já disse, somos privilegiados, moramos num paraíso brasileiro e essa cidade têm muito a te oferecer. Apesar de ser serrana e super turística, priorizamos muita a nossa natureza e o contato com ela, afinal, nos dias de hoje está cada vez mais escasso esse contato direto com o verde e tudo que ele oferece, infelizmente. Ainda temos ambientes intactos, hoje presentes no nosso interior, mas de livre acesso a todos que nos visitam. Esse post aqui traz as melhores dicas de Gramado, principalmente para quem deseja realizar um ensaio externo cercado pela natureza serrana e todo o charme que ela oferece, sem falar, é claro, que enquanto você fotografa já realiza um lindo e inesquecível passeio pelas atrações da nossa cidade.



São cachoeiras, rios, matas, trilhas, parques, agroturismo, nossa, muitas opções para conhecer aqui na cidade e manter firme esse contato, essa troca de energia com esse bem tão precioso. Sério, toda vez que realizo um ensaio num local como esse, da foto acima, me sinto energizada, afinal, estar entre pessoas do bem, que me escolheram pra registrar um momento ou um passo mega importante, um lugar espetacular e silencioso, onde se escuta apenas a nossa conversa e a direção fotográfica. É mágico.

Quando recebo alguma solicitação de orçamento, já estão inclusas no meu arquivo diversas fotos dos ensaios e eventos que realizo, sempre surge a pergunta: "Onde é essa foto?", "Que lugar é esse?", "Nossa, podemos fotografar aqui também?". Fico feliz pela percepção e pelo entusiasmo, sempre mostro meu site como portfólio e lá estão descritas, de forma bem detalhada, onde cada foto foi feita, onde realizamos o ensaio ou o evento, para que futuros clientes possam se inspirar e desejar o mesmo ou, também, algo parecido. 



A foto acima, por exemplo, foi feita onde a família estava hospedada. Já que estavam com duas crianças, se sentiam cercados com tudo que há de melhor, decidiram não explorar as áreas comuns de Gramado, e sim aproveitar cada momento e contato direto com animais e natureza para a realização das fotos. As crianças, que moram em cidade grande e talvez não tenham esse costume, se encantaram com cada detalhe que o ambiente oferecia. Quer saber onde essa foto foi feita?

Abaixo vou destacar os principais lugares de Gramado onde o contato com a natureza existe sim, onde é possível respirar ar puro e manter tudo em silêncio por um determinado tempo, afinal, quem não precisa disso de vez em quando. Né?


Chalés Fioreze

Essa pousada, localizada no Interior da cidade, é uma das que oferece aos seus hóspedes essa opção, um lindo espaço para a realização de ensaios. Não é única não, viu, existem hospedarias na nossa área rural que oferecem uma beleza tão bonita quanto - além de dormir e acordar em tamanha paz, tu tens a opção de usufruir de todo aquele lindo espaço, transformando seu ensaio em algo ainda mais especial, afinal, estar em Gramado é como "viver" aqui por um tempo, se torna inesquecível.

EcoParque Sperry

Uma das opções mais pedidas e agendadas, já realizei muitos ensaios nesse ambiente, desde gestantes, ensaios solos, debutantes, pré casamento, enfim, tudo se encaixa naquele cenário. O local possui um valor de entrada e um restaurante maravilhoso, locação ideal pra passar o dia e aproveitar cada minuto. Ali tu também tens uma trilha, bem intensa e recheada de lindas paisagens, cascatas e cachoeiras, gramados lindíssimos, árvores típicas e tudo que você precisa pra se sentir livre por aqui.

Le Jardin - Parque da Lavanda

Mais um parque charmoso da cidade, com lavandas e muitas outras flores, arborização fantástica, espaço para reunião familiar, piquenique, conversa entre amigos e também compra de produtos personalizados. Esse local fica mais afastado do Centro e cobra uma pequena taxa para a realização de ensaios em seu interior, mas veja como um investimento, com certeza esse ambiente vai te agradar e contribuir muito pro resultado das suas fotos.

Olivas de Gramado

O novo parque de Gramado está tirando o fôlego de seus visitantes, essa foto aqui abaixo foi feita lá, bem no pôr do sol com os cânions ao fundo. Esse parque, com produção própria de azeitonas e azeite de oliva, possui uma das vistas mais lindas que você verá em toda sua vida - pode apostar. Há um valor de entrada, nele está incluso um passeio guiado pelo parque, pela mini fazenda e pelas oliveiras, um investimento que fará a diferença no seu dia. Vale muito à pena, viu?!



Por fim, visite e passeio pelos bairros e interior do município. As dicas dadas acima são de parques e ambientes preparos para a visitação, se você deseja algo ainda mais natural, mais único, com as principais características da região, ande pelas áreas mais afastadas do Centro. Tu vais conhecer os bairros Planalto e Bavária, lindíssimos e muito arborizados, bem como a Linha Nova e Linha Bonita, completamente asfaltadas em nosso interior e riquíssimas em natureza - bem como a Linha 28, Vale do Quilombo, enfim, são dezenas de roteiros rurais pra você curtir e aproveitar durante seu ensaio, com certeza será único e muito especial.

Claro, também existem opções mais tradicionais, como o Lago Negro, as Praças floridas do município, o Lago Joaquina Rita Bier, além de algumas opções mais centrais e de fácil acesso, onde a movimentação é sempre intensa.