Imagem capa - CANCELAR ENSAIO POR CAUSA DA CHUVA? por Ana Pacheco Fotografia

CANCELAR ENSAIO POR CAUSA DA CHUVA?


A Serra Gaúcha é conhecida, dentre tantas belezas e riquezas, pelo clima ameno e instabilidade das estações, ou seja, num único dia apresentamos aquela sensação agradável da primavera, o calor (às vezes) excessivo do verão, o frescor do outono e a neblina do inverno. Portanto, se estiveres por aqui, não se preocupe caso isso aconteça - é extremamente normal.

Por isso, como grande parte de meus clientes são turistas e desejam retratar a sua estadia em Gramado, uma das principais preocupações é 'mas e se chover no dia combinado?'. Bom, caso não haja a possibilidade de uma transferência na data, ou se tivermos sorte, até mesmo mesmo no horário, o ideal é encarar as possibilidades que a cidade oferece e, também, focar no resultado como o principal, afinal, o lugar é coadjuvante - o importante é você, são vocês, e toda a conexão que houver nessas horinhas que passarmos juntos. Ok?!

Normalmente quem me procura recebe como resposta a livre escolha do local das fotos. A grande maioria, sem sombra de dúvidas, opta por locais abertos, amplos, com grande área verde, floridos, em lagos ou parques, enfim, que possuem a natureza e, principalmente, o sol como aliado. Infelizmente, como citado acima, nem tudo corre como planejado, e é aí que entramos com o plano B.

Opções fechadas existem sim, algumas mais amplas que outras, cada uma com suas características, daí dependerá da que mais agrada o seu momento, a que ficará marcada pra sempre na história e na memória de vocês. Sou da opinião que lugares fechados podem oferecer o mesmo encanto de lugares abertos, talvez até mais. Afinal, estar juntinho, conectado com o momento, aproveitando a ocasião, ah, qualquer lugar é lugar - convenhamos.



Esse ensaio, por exemplo, com a Karinny e o Robério, fugiu completamente do que havíamos esperado. Mesmo eles possuindo possibilidade de reagendar o ensaio, decidiram, junto comigo, fotografar na chuva mesmo, independente da neblina e chuvisqueiro (sem falar no friozinho que bateu logo quando encerramos o ensaio). Quando nos encontramos, foi visível a preocupação e, até mesmo, a decepção do casal, afinal, fomos pegos de surpresa e a expectativa estava altíssima pra esse momento.

Sugeri que fizéssemos em outro lugar, algo coberto, mas insistiram em se manter conectados à natureza, com as árvores mesmo encobertas pela neblina, mesmo com a umidade aparente em cada retrato. Ficamos ali no Lago Negro, só nós, mais ninguém. O espaço era, e foi, nosso. Aproveitamos, andamos, caminhamos, nos molhamos e saímos dali completamente ensopados. 

O resultado, bom, nos surpreendeu de forma muito positiva. Afinal, nada foi convencional. O clima não colaborou, a maquiagem e o cabelo não se mantiveram, o frio atrapalhou mas, mesmo assim, as fotos refletiam o que realmente importava - eles!

Mas, Ana, e o equipamento? Possui alguma proteção? 

Dessa vez não achei necessário e não me preocupei tanto, afinal, não chovia muito, mas era o suficiente pra molhar. Por isso, enquanto caminhávamos de um espaço ao outro, eu escondia o equipamento abaixo da blusa, enfim, foi mais tranquilo do que eu imaginei e nada aconteceu com a minha 'queridinha' depois. Sorte? Talvez (risos)!


Já esse ensaio, da Bárbara com seu namorado, Elisandro, e o dog deles, o Buddy, foi uma aventura e tanto. Choveu, mas choveu muito, choveu demais (risos). Quando começamos, o céu já apresentava parte do que estava por vir, vários raios e trovões tentaram nos intimidar, mas nos mantivemos ali, afinal, todas as partes estavam de acordo em arriscar. O resultado? Ai, gente, confesso que é um dos ensaios que guardo com mais carinho, pois a adrenalina estava altíssima o tempo todo. Duas pessoas me auxiliaram, segurando uma camiseta ou um casaco sobre a câmera, afinal, ali ela com certeza pifaria (pensando nisso hoje até me assusto). Agradeço à minha mãe, Luciana, e à maquiadora mais parceira da gente, Anna, se não fosse elas eu não teria tanta segurança em fazer esses registros.

É isso que digo, sabe, se quiser vai acontecer. A gente vai tentar. A gente vai torcer. E vai, gente, vai dar certo. A chuva não impediu que esse amor aparecesse, que esse carinho deles fosse evidente, que a diversão surgisse, enfim, foi incrível. Então te pergunto, bora se aventurar?



Então, mesmo não curtindo os diazinhos típicos da Serra Gaúcha, como esse da foto acima, não se intimide, confie na profissional e aproveite o momento. A entrega é necessária, faremos dar certo. Caso a chuva seja completamente fora de cogitação, tudo bem, temos opções em locais fechados, como comentei lá no comecinho desse post. Aposto que você já ouviu falar da Rua Coberta, do Largo da Borges, enfim, são espaços ricos em beleza, que podem contemplar o teu momento e fazer, se é que é possível, com que esse momento seja ainda mais inesquecível.

Então, bora fotografar? Vem, entra em contato agora mesmo!