Imagem capa - ENSAIOS COM CHUVA E NEBLINA EM GRAMADO por Ana Pacheco Fotografia

ENSAIOS COM CHUVA E NEBLINA EM GRAMADO


Sim, dependendo do período que você escolheu para a realização do seu ensaio, seja ele solo, em família ou em casal, saiba que Gramado é uma caixinha de surpresas quanto ao clima. Brincamos que por aqui as quatro estações do ano aparecem num único dia, afinal, amanhecemos e finalizamos o dia com aquela carinha típica de outono/inverno, através de baixas temperaturas e neblina - podendo até resultar em chuvisqueiros; já ao meio dia e meio da tarde o clima é outro, com sol e temperaturas mais elevadas, lembrando muito a nossa cidade no período de primavera/verão.

Quem mora aqui já está sim acostumado com tudo isso, mas quem visita a cidade pode se surpreender e, até mesmo, achar engraçado. Imagina planejar um ensaio e, logo ao amanhecer, ver que o tempo não está colaborando? Calma, o clima pode (e provavelmente vai) mudar. Esse é outro ponto a ser lembrado, eis a importância de um profissional que já conheça a cidade, que saiba como tudo aqui funciona, para que não ocorram cancelamentos sem motivo. Pensa só que chato cancelar seu ensaio ao ver como o dia começou e no final da tarde, quando agendado para as fotos, o dia está lindo e ensolarado com aquele pôr do sol tão bonito e especial ou, também, com pouca neblina e total possibilidade pra realização do trabalho. Mas, Ana, é possível fotografar com neblina e chuva em Gramado?




Mas é claro que sim! Precisaremos de apenas uma coisa: vontade! A maioria dos ensaios passa por um planejamento muito parecido, todos se imaginam sendo fotografados num lindo dia de sol, com aquele tom alaranjado do pôr do sol, com as nuvens branquinhas e também com o céu azul. A partir do momento em que não se tem nada disso acontecem muitas desistências, infelizmente. Eu até entendo, e compartilho desse mesmo sentimento, quando crianças fazem parte do ensaio. Dependendo da idade, o correto sim é cancelar o ensaio externo, ou seja, o transferindo para uma área coberta - muitos não gostam disso, querem que a criança tenha total liberdade na rua, pra isso serve a criatividade do profissional e uma boa troca de conversas com a família.

Esse ensaio aí da foto acima aconteceu por que não tínhamos outro dia para fazê-lo, tinha de ser naquela tarde e naquele horário, assim foi. A neblina apareceu, a chuva também, compraram um guarda-chuva e tudo foi resolvido. O encanto não se perde, as conexões e a entrega também não. O importante é aproveitar o momento, se doar para aquilo e transformar ele em algo muito especial -  é isso que você cliente merece. Eu sempre digo que o clima, a locação e o vestuário são como acessórios, ou seja, não são o que mais importa. O amor de um casal, de uma família, a audácia de um ensaio solo, tudo isso é que faz a diferença e que será registrado - independente de onde, como e quando foi feito.



Este é outro ensaio que fala um pouco sobre isso. O marcamos para uma tarde, choveu. Decidimos então fazer algumas fotos internas, na pousada que o casal estava hospedado, e agendar para o dia seguinte algumas fotos externas. Sim, isso também é possível, mas não é sempre que existe essa flexibilidade, tanto dos clientes quanto do fotógrafo. De novo, conversem. A troca de ideias é essencial pra que todos saiam ganhando, pra que tudo ocorra como planejado, pra que você saia de Gramado com lindos registros e o fotógrafo também.

Confesso que adoro esses tons mais acinzentados, acho que isso é a cara de Gramado. Ninguém escolhe Gramado como destino pelo sol forte e pelo calor, bem pelo contrário. Então, por que exigir que o clima esteja dessa forma no momento do ensaio? Sou nascida e moro em Gramado, não pretendo sair daqui jamais, e por isso falo com tanta propriedade sobre a cidade. Nesses quase 30 anos, vejo Gramado em muitos aspectos ainda da mesma forma de quando eu era criança, o clima, por exemplo, segue com as mesmas tendências e cores. Quer ser fotografado em Gramado? Registre a cidade exatamente como ela é, saiba ver a beleza desses tons mais frios que deixam o município com um charme sem igual.




Nesse post não darei dicas de lugares pra você realizar o seu ensaio, a dica principal aqui é: aproveite o momento, independente do clima. Claro, tenhamos bom senso, nada de fotografar durante um temporal, por exemplo. Mas se houver neblina, chuvisqueiro e o frio não for muito intenso, aproveite. Gramado é assim, tu podes ter a certeza de levar muito da cidade em cada registro. 

Não cancele um ensaio por causa do clima, tente a opção de remarcá-lo. Caso você só tenha aquele dia e aquele horário, converse com o profissional e procure alternativas, sempre vais encontrar. Seja na rua, nos pontos turísticos ou, se preferir, em lugares cobertos - tanto a Rua Coberta e o Largo da Borges, quanto o hotel que tu estás hospedado, por exemplo. Realize seu ensaio e tenha a certeza de que valerá à pena cada esforço feito.