Imagem capa - ENSAIOS NÃO CLICHÊ EM GRAMADO por Ana Pacheco Fotografia

ENSAIOS NÃO CLICHÊ EM GRAMADO


Gramado, por si só, não é uma cidade clichê. Possuímos dezenas de atrativos turísticos, bairros arborizados, canteiros floridos, um interior riquíssimo em belezas naturais, sem falar de cada canto dessa cidade maravilhosa - sim, em cada espacinho tu ficarás encantado, pode apostar. Por isso, entendo a dificuldade no momento da escolha do espaço (ou dos espaços) para a realização do ensaio, afinal, quem não quer registrar o máximo possível a sua estadia por aqui?

Pra quem mora em Gramado, ou já conhece muito bem a cidade, é diferente. O intuito é o mesmo, transformar aquele momento em algo especial e com um resultado inesquecível. Para gramadenses e visitantes mais assíduos, nossa cidade já é mais explorada, o desejo de 'fugir do mesmo' é ainda maior, onde nem sempre é necessário demonstrar que o ensaio foi feito em Gramado e sim, acima disso, que o lugar reflete exatamente a personalidade de quem é fotografado.

Aí está, esse é e sempre deve ser o principal intuito. Afinal, do que adianta eu amar a natureza e tentar me encaixar num clima mais tumultuado pra realização das minhas fotos? Independente de ser a primeira ou a décima visita, a primeira dica é optar por um espaço que se encaixa em você, sabe? Que pode fazer parte da sua vida, que ao olhar pras fotos você se encontre exatamente como é.

Mas é claro, com toda a certeza existem lugares que merecem a sua exploração centenas de vezes, sabe? Aqueles lugares que nunca cansam e nunca enjoam. Por isso, se o seu desejo é ser fotografo no Lago Negro, na Praça das Etnias, na Rua Coberta, na Fonte do Amor Eterno, no espaço da Igreja Matriz São Pedro, nos Pórticos de entrada e saída ou, também, na extensão da Avenida Borges de Medeiros - tudo bem! Esses são locais que exibem, de uma forma bem explícita, a cidade escolhida pra realização das tuas fotos - são cartões postais de Gramado, entende?! Não há nada de errado em optar por eles e o resultado não será menos surpreendente por isso, mas o intuito desse post é te mostrar que sim, existem lugares tão bonitos quanto e pouco explorados, perfeitos pra quem deseja fugir um pouquinho dessa 'tradição'.







Condomínios e residência de conhecidos

Pode parecer estranho mas sim, muitos possuem um conhecido aqui na cidade de Gramado, que abriga diversos povos e é super receptiva com quem escolhe o município serrano como moradia. Além disso, alguns condomínios são super receptivos, permitem a entrada de visitantes e não se importam em permitir ensaios fotográficos em seu interior. Alguns são mais criteriosos, não permitem fotos em determinados lugares, mas de um modo geral é uma ideia bem válida. Portanto, essa é uma boa ideia pra fugir completamente dos pontos clichês - pesquise sobre os condomínios da cidade, entre em contato sobre a possibilidade do ensaio e cruze os dedos, ah, e marque agora mesmo!



Bairros de Gramado

Ah, eu tenho uma paixonite por alguns bairros daqui de Gramado, confesso. Acho incrível quando me procuram e estão em busca de um local menos movimentado, mais inserido nos costumes locais, sabe? Por isso, sempre passo umas ideias bacanas realizadas em bairros da cidade, como o Planalto e a Bavária (deem um Google e apaixonem-se). O nosso município é muito bem cuidado como um todo, ou seja, não é apenas o Centro que pode e vai lhe encantar. As ruas são arborizadas, algumas ficam pra lá de encantadoras no outono por causa do plátano, na primavera as cores são ainda mais realçadas, enfim, vale à pena realizar um ensaio que não é clichê mas, mesmo assim, revela as maravilhas daqui.



Hotéis e Pousadas com área externa

Mas, Ana, como assim com área externa? Sim, amigo cliente, alguns hotéis e pousadas não possuem um amplo espaço de convivência externa, principalmente os localizados mais no centro da cidade. A foto acima foi feita num dos meus lugares favoritos da cidade, no interior de Gramado, nos Chalés Fioreze. A família estava hospedada lá e decidiram (com muita sabedoria) aproveitar esse espaço tão bonito e saudável, principalmente pra criançada. Por isso, deixe os olhos e o coração bem abertos, às vezes a solução da sua dúvida quanto o ensaio está bem pertinho de você. A foto abaixo também foi feita num hotel, dessa vez no Bangalôs da Serra, outra vez no interior da cidade. Aqui já realizei diversos ensaios ensaios e sempre me apaixono de um jeitinho diferente - detalhe: nunca utilizei esse espaço para fotografar hóspedes e sim, interessados em área verde e pouco explorada. Importante ressaltar, mesmo eu dizendo isso em todos os posts (risos), que quem escolhe o local não sou eu. Sempre incentivo a busca pelo espaço ideal, que isso parte dos fotografados, afinal, tem que ser tão bonito pra mim quanto é pra eles.



Pontos Turísticos em Gramado que não são clichê

Sim, dentre as dezenas de opções em atrativos turísticos, a cidade de Gramado oferece alternativas muito bacanas pra quem curte fugir do tradicional, sabe? O Lago Negro é lindo, um dos lugares que mais fotografo e sempre tento exibir uma visão diferente em cada oportunidade - sim, eu consigo e é super possível. Mas também recebo muitas mensagens me pedindo dicas, ideias, enfim, ambientes que simbolizem a essência de Gramado sem perder o encanto e que não sejam tão conhecidas assim.

Vou dar alguns exemplos de lugares que amo visitar, alguns que ainda quero muito conhecer, mas todos com um incrível potencial pra abrigar e abraçar o teu ensaio fotográfico. Ok? Depois dessas dicas, bora agendar o teu momento e curtir ao máximo, com certeza será inesquecível, tanto pra você quanto pra mim.

Parque Tomasini

Esse local possui uma área verde belíssima, um lago pra compor o cenário, a rusticidade na arquitetura e, também, um museu de pedras preciosas chamado A Mina. Te convido para explorar e conhecer esse ambiente diferente, com mais de 150 pedras preciosas cravejadas em rochas, além de sentir o ar puro que ronda por ali. O parque possui acessibilidade e cobra um valor para entrada mas, para a realização de um ensaio, talvez seja diferente. Por isso, vale entrar em contato com eles e sanar todas as possíveis dúvidas.

Alemanha Encantada

Apesar da intensa movimentação do lugar, pode ser muito bacana usufruir desse espaço mega fofo e encantador, sem falar naquela vista mais que inspiradora pra um final de tarde aqui em Gramado. A Alemanha Encantada possui visitação gratuita e uma área mega charmosa, tanto do lado externo quanto do lado interno. Ainda não vi nenhum ensaio realizado ali, bora fazer essa primeira experiência? Da mesma forma, entre em contato e saiba como é possível usufruirmos de lá, talvez num dia da semana seja mais propício, já que nos findes o movimento é intenso e pode atrapalhar o seu momento. Combinado?

Casa Seganfredo

Charme e encanto, ah, é lá mesmo que você vai encontrar. A Casa Seganfredo é uma vinícola, daquelas super familiares, a união deles é refletida em cada pedacinho desse lugar. A degustação dos vinhos produzidos pode até fazer parte do nosso ensaio, já imaginou? Mesmo eu incentivando que seja feita no encerramento, pra fechar o momento com chave de ouro (risos). Vi poucos ensaios realizados lá também, mas eles possuem um potencial e tanto, lugares que lhe farão deixar o queixo cair e se surpreender, posteriormente, com o maravilhoso resultado. Agora é a hora: entre em contato com eles e vamos agendar, booooora!

Gramado Golf Club

Ai, esse lugar tem um espaço especial no meu coração, na minha vida, na minha história. Foi lá que eu e minha esposa escolhemos pra realização do nosso pré casamento - o lugar, até aquele momento, foi escolhido por unir tudo que a gente gostava, gramados extensos, laguinhos, árvores mega altas, flores e canteiros bem cuidados... Depois, se tornou um dos nossos lugares favoritos em Gramado, afinal, o nosso ensaio foi ali e um pedacinho da gente permaneceu com ele. O Gramado Golf Club é considerado um dos mais belos campos de golf do nosso país, além de ser rico em araucárias e vegetação abundante. Após a sessão, relaxa, o espaço possui um bar e um saboroso restaurante. O ensaio deve sempre acontecer numa menos movimentação, afinal, ninguém quer correr o risco de levar uma bolada ou, até mesmo, de atrapalhar uma jogada, né?

As fotos do nosso ensaio, colocarei algumas aqui abaixo, foram feitas pela talentosíssima (sou fá mesmo) Carina Silva, de Novo Hamburgo-RS.








Inspirou?

Estou bem pilhada aqui. Entre em contato e agende já o seu ensaio!