Imagem capa - LOCAÇÕES REPETIDAS EM GRAMADO por Ana Pacheco Fotografia

LOCAÇÕES REPETIDAS EM GRAMADO

Por ser uma cidade turística, onde recebemos anualmente mais de 6 milhões de visitantes, é super comum a repetição das locações escolhidas pelos fotografados, afinal, sempre os deixo super à vontade para que decidam o lugar que considerem ideal pro ensaio. Sabe, tenho essa metodologia desde o começo - o ensaio é deles, deve possui a cara deles e, pra isso, nada melhor que a escolha da locação que melhor combina com a personalidade de quem é fotografado, né?

Apesar de centenas de opções aqui na cidade, algumas chamam mais a atenção por serem características de Gramado, como o Lago Negro, a Avenida Borges de Medeiros, a Praça das Etnias, enfim, pontos esses que refletem muito da nossa cidade pra quem vem de fora e escolhe Gramado pra registrar essa estadia super especial.

Claro, não são apenas os turistas que fazem essas escolhas, muitos gramadenses ou vizinhos nossos optam por essas locações, dizendo que são lindas (e são mesmo), que são ambientes que costumam visitar, que foi onde o primeiro beijo aconteceu, que é onde o chimarrão dos finais de semana é compartilhado, enfim, acho que deu pra entender como isso normalmente funciona.

Mas, enfim, como eu lido com isso? Com pavor? Com extremo conforto? Com um novo desafio? Nem todos os clientes optam por locais que fazem parte da sua história, mas o escolhem após ver um ensaio realizado lá, ao ver por um ângulo, se entusiasmam com a ideia como outros clientes já fizeram - ah, isso não é e nem nunca deve ser um problema. Desde que a escolha parta deles, ótimo. Mas e se mesmo assim eles insistirem pra que eu escolha o local? Bom, daí vai através de muita conversa, uma troca de ideias sobre gostos e empatias, afinal, tentarei aproximar o máximo possível daquilo que eles gostam.



O ideal, independente do local escolhido, é a exploração. Sim. Abra a mente, sabe? Vamos utilizar o exemplo do Lago Negro - é sempre a mesma coisa quando visitamos, parece ser algo até monótono com o passar do tempo. Um lago com pedalinhos, uma área verde e pronto. Mas não, entorno do Lago existem pontos lindos, uma vista privilegiada, paredões e portões super charmosos e não, nada disso descaracteriza a escolha do cliente - sigo no Lago Negro, fotografarei ali, mas por que não explorar um ângulo diferente e, dessa forma, apresentar a ele um novo ponto de vista?

Cada ser é um ser é isso todo mundo já sabe, portanto, saber tirar do cliente o maior potencial dele é essencial. Posso posicionar duas pessoas no mesmo lugar, ao começar a dirigi-las com certeza o resultado será diferente e isso, meus amigos, é o mais fantástico da fotografia - ela exibe EXATAMENTE aquilo que somos, se assim quisermos, é claro. Brinque com a sua oportunidade, os leve pra passear pelo local escolhido e não pense, jamais mesmo, que optar por um lugar é automaticamente lhe privar do que está à sua volta. Dê sugestões e tudo se encaixa, sempre funciona (pelo menos comigo) e o resultado há de surpreender.



Normalmente o cliente não conhece o local tão bem quanto o fotógrafo, afinal, nós profissionais, já exploramos o ponto diversas e diversas vezes. Por isso a importância de tomar o controle da situação, de direcionar o ensaio da melhor forma e como já sabemos que funciona. Além disso, fique de olho no que está ao seu alcance, lojas e cafeterias sempre me chamam a atenção e solicito aos responsáveis por eles algumas fotinhos no seu interior - a resposta é quase sempre sim. Claro, importante também é sentir a 'vibe' do casal, ver e reparar o que é a cara deles, pois nem sempre aquilo que conhecemos vai se encaixar na proposta do cliente.

Outro ponto pra lá de importante, e às vezes bem difícil, é não repetir posições nos mesmos lugares já realizados com outros clientes. Por mais que um ponto peça aquela foto grudadinhos, testa com testa, bem apaixonados, algo precisa ser modificado - ou um novo ângulo deve ser explorado, ou o casal pode estar sentado, entende? Assim a fotografia não vira uma marca daquele lugar, daquela posição.



Por fim, nada disso é uma regra a ser seguida por todos nós, mas super funciona comigo e faz com que eu me sinta à vontade, que cada ensaio (mesmo que repetindo um local) se torne um desafio pra lá de gostoso a ser cumprido. Sempre digo que aquele momento, aquelas duas horinhas que passamos juntos, tem de ser muito gratificante, mas não apenas para o cliente, pra mim também. 

Eis um momento que escolhemos passar juntos, eis algo que deve marcar a minha carreira e a vida deles, então, por que não fazer da melhor forma possível e se apaixonar pelo resultado sempre que o ver? Bora compartilhar comigo a tua experiência em locais repetidos e, até mesmo, clichês!