Imagem capa - O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE FAZER EM GRAMADO por Ana Pacheco Fotografia

O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE FAZER EM GRAMADO


Nasci e moro nessa cidade, sou apaixonada pelos seus detalhes, por tudo que ela oferece e é capaz de proporcionar aos seus visitantes e moradores. Gramado é uma cidade mágica, sabe? Tudo por aqui parece encantado, como se tivesse acabado de sair de um conto de fadas - mas, afinal, diante de tudo isso, o que você não pode deixar de fazer em Gramado enquanto estiver por aqui?

Nesse post vou te dar algumas dicas de tudo que transforma essa cidade no que ela é, naquilo que é indispensável, nos pontos turísticos que você precisa conhecer, nos restaurantes que você precisa provar, enfim, em todas as dicas que farão a diferença pra sua viagem ser ainda mais inesquecível.

Eu, como fotógrafa, conheço pessoas de todos os lugares desse país, alguns até de países vizinhos, todos que escolheram Gramado como destino e me escolheram pra registrar esse momento tão especial. Converso muito com eles, conto a nossa história e trago ainda mais sentido pra toda aquela emoção que eles estão sentindo. É quase como um ensaio acompanhado de guia turístico, sabe? (risos).

Então, vamos começar!

-

Pontos Turísticos em Gramado

São muitos atrativos por aqui, pagos ou gratuitos. Alguns deles são muito característicos de Gramado, merecendo a tua atenção independente de quanto tempo tu estiveres por aqui - é sobre esses que eu vou falar! 

Lago Negro | Com certeza o ponto turístico mais visitado de Gramado, 10 em cada 10 pessoas visitam o Lago Negro - sempre brinco que se você não conheceu esse espaço, você não esteve em Gramado. Acredite, vale à pena. Esse local é lindo, arborizado, um parque com entrada gratuita e atrativos pra toda a família. Ali, tu encontras gramados amplos e ideais pra um piquenique em família, pedalinhos pagos que percorrem todo o lago, um passeio público com extensão de 700 metros dando a volta em todo o parque, um restaurante, banheiros públicos e a Casa das Artes, espaço de artesanato local. Ali também é comum encontrar artistas de rua, exibindo a sua arte e deixando aquele espaço ainda mais único.

Praça das Etnias | Bem no coração da cidade, uma praça que homenageia e simboliza os nossos antepassados - os alemães, italianos e portugueses. Ali, além de uma casa pra cada uma dessas etnias, tu vais encontrar canteiros floridos, um pergolado charmoso, bancos pra descanso, os fornos coloniais, a Casa do Colono e mais um espaço de artesanato local. Durante o Natal Luz, por exemplo, a Vila de Natal também faz parte desse cenário. Mais um ambiente gratuito pra você conhecer enquanto estiver por aqui.

Rua Torta ou Ladeira das Flores | Esse ponto turístico é novo, fica em frente à Praça das Etnias, tendo como inspiração a Lombard Street, em São Francisco, na Califórnia. Além de sinuosa, ela também possui canteiros floridos, tendo renas vermelhas como decoração nesse Natal. Esse espaço merece a tua visita e com certeza a tua atenção, um charme todo especial que chegou recentemente à Gramado.

Igreja Matriz São Pedro | Belíssima, toda feita em pedras, contando muito da nossa história num único local. A Igreja de Gramado está bem no Centro da cidade, ao lado do Palácio dos Festivais e em frente à Praça Major Nicoletti. Ali, além de toda a beleza interna e externa da nossa Catedral, tu vais ter a entrada da Igreja, com os discípulos em tamanho real junto à um laguinho, lojas e restaurantes, bem como a Fonte do Amor Eterno. Independente da sua religião, merece sua visita!

Rua Coberta | O ponto mais caro da cidade, com certeza. Mas, mesmo assim, merece a sua visita pela tradição. Ali estão dois bancos, o Banrisul e o Banco do Brasil, restaurantes, lancherias, lojas de vestuário e diversos atrativos ao longo do ano. Durante o Natal a decoração encanta. Ali também acontece a Feira do Livro e alguns dos estandes do Festival de Gastronomia.

Largo da Borges | Do ladinho do Palácio dos Festivais, esse espaço é como uma continuação da Rua Coberta. Ali estão lojas de vestuário, calçado, sorveteria, pizzaria, restaurantes, livraria, acessórios para celulares e, também, um estande que demonstra a cultura gaúcha, bem como cuias e chimarrão para os visitantes.

Palácio dos Festivais | Existe um período especial para conhecer esse local, durante o Festival de Cinema de Gramado - o único evento ininterrupto de Gramado. Durante o evento, o Palácio só permite a entrada dos envolvidos no evento, mas a magia da decoração toda especial e do tapete vermelho vão lhe encantar. Fora desse período, nosso Cinema está aberto apenas nos finais de semana, aproveite pra conferir e assistir um filmezinho enquanto estiver por aqui.

Praça Major Nicoletti | Localizada em frente à Igreja Matriz São Pedro, essa praça possui bancos para descanso, pergolados charmosos, canteiros floridos, lojinhas por toda sua extensão, um laguinho artificial e um deck para lindas fotos e apreciação da Igreja Matriz. Ali tu tens uma visão privilegiada da Avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade, onde tudo acontece, como um shopping a céu aberto.

Museus | Seja o museu do perfume, museu de carros antigos, da Harley Davidson, museu de Cera ou de carros modernos - Gramado possui museus para todos os gostos. Pra quem quer investir uma graninha, esses passeios valem muito à pena, reúna a família e confira aquele (ou aqueles) que mais lhe agradarem.

Snowland | O primeiro parque de neve indoor da América Latina. Esse local merece tua visita apesar de ser um investimento bem alto. Lá tu encontras pista de patinação no gelo, espaço com neve de verdade, aulas de esqui e snowboard (essas pagas à parte), além de poder ter a sensação de uma temperatura negativa, entre -6 e -9 ºC.

Olivas de Gramado | Parque com plantação de oliveiras, no interior de Gramado, tendo as mais belas paisagens da nossa região. Lá, tu também podes encontrar um restaurante delicioso, com vista privilegiada, lojinha com produtos e azeites especiais, criados no ambiente, uma mini fazendinha, tour por toda a extensão do parque, além do mais belo pôr do sol que já vi ( como na foto abaixo). Vale conferir, o valor do ingresso é um belo investimento!



Os melhores restaurantes de Gramado

Difícil nomear alguns aqui, mas essas dicas foram muito bem pensadas por mim, fotógrafa nascida em Gramado e que não abandona isso aqui por nada não. Selecionei o meu restaurante de buffet, fondue, café colonial, a cantina, lancheria, padaria e a pizzaria que mais gosto aqui de Gramado. Se tu já foi ou pretende ir me conta nos comentários, tá?

Buffet em Gramado: Alecrim Santo | Eu sou pescetariana, aqui no Sul isso já se torna uma dificuldade, afinal, somos o Estado do churrasco, carne assada pra quase todos os lados. Nesse restaurante encontro opções maravilhosas e com buffet à preço justo, sendo livre ou a quilo. Amo as diversas opções de pratos quentes, opções integrais e orgânicas, saladas pra todos os gostos, grelha com carnes e peixes, sem falar na sobremesa mais que especial - prove, prove mesmo, as panquecas de chocolate.

Fondue em Gramado: St. Gallen | Ambiente claro, sofisticado, confortável e com atendimento bem especial. Eu adoro esse lugar por essas e outras razões. Como não como a parte de carnes do fondue, sou mimada com algumas opções a mais na parte do queijo. Se você ainda não conhece, o fondue começa com uma panelinha com queijo suíço derretido, tendo como acompanhamentos algumas verduras, batata e pão adormecido. Na sequência, uma pedra quente, filézinhos de carne bovina, suína e de frango, além de muitos molhos pra temperar a sua carne. Por fim, uma panelinha com chocolate derretido e potinhos com frutas da estação. Que delícia, hein?!

Café Colonial em Gramado: Bela Vista | O primeiro Café Colonial do Brasil é nosso, sabia? Eu adoro esse lugar e toda a tradição que ele possui. Sempre que me perguntam costumo dizer que esse é o restaurante que você deve visitar após um dia inteirinho de atividades, um dia onde você passeou tanto que não conseguiu comer quase nada, sabe? Já consegue imaginar o por quê? São dezenas de opções de salgados, tortas doces, grelhados, além de tortas e sorvetes.

Cantina Italiana em Gramado: Nonna Tena | Sabe aquele lugar com jeitinho de casa de vó? Aqui é esse espaço. A comida tem um tempero especial, o espaço é muito aconchegante e o preço super justo. Mesmo não comendo galeto, me delicio muito com as polentas e as massas. Esse local fica pertinho do lago Joaquina Rita Bier.

Lancheria em Gramado: D'Roma | Conheci esse espaço durante um período de muita movimentação aqui na cidade, onde transitar pelo Centro se torna quase impossível. Fomos até o Bairro Floresta, conhecemos o D'Roma e a simplicidade de lá nos encantou. Lá o cardápio é singelo, parece aquelas lancherias de praia, mas com muito sabor e carinho pelo o que se faz. Eles possuem batata frita, sanduíches, pastéis, gratinados e, também, um buffet mega delicioso de sorvete.

Padaria em Gramado: Padaria São Pedro | Muitos dos meus clientes dizem que é uma tradição pra eles amanhecer e ir na padaria comprar o café da manhã, aqui não é bem assim. Nós costumamos ir até a padaria quando não temos tempo de comer em casa ou quando um lanchinho especial deve completar o dia. Sou fã das tapiocas que fazem aqui, sem falar na torta de ricota - a minha favorita.

Pizzaria em Gramado: Kongo | Aqui sim, como existem opções de pizzarias por aqui. São dezenas. A maioria delas vale a minha indicação, mas por que a Kongo? Essa pizzaria é temática, nos sentimos na selva, com todos os climas, horários e barulhos possíveis. Foi lá que provei sabores únicos, que nunca havia provado em outros lugares (até mesmo fora da cidade). O atendimento também é atencioso, o valor é alto mas vale cada centavo - confia em mim!



As estações e o clima de Gramado

Não, nós não vivemos no inverno durante os 365 dias do ano (nesse ano, 366). As nossas estações são muito bem definidas, ou seja, no verão temos o calor e no inverno o frio, deixando a primavera e o outono com o clima mais ameno, seja pro quente ou pro frio. Antes de escolher quando visitar Gramado você deve pensar em qual temperatura está disposto a conviver - nosso verão chega facilmente aos 35ºC, com sensação térmica batendo nos 40ºC, e nosso inverno possui temperaturas abaixo dos 0ºC sem nenhuma dificuldade, quanto à sensação térmica não preciso nem falar nada, né? O verão e a primavera possuem os canteiros mais floridos, as cores mais vibrantes. O inverno e outono trazem consigo a neblina e o chuvisqueiro, mostrando um charme inigualável da Região, mas podendo incomodar alguns.

A nossa alta temporada acontece durante o inverno, nas férias de julho, e também durante o Natal Luz, onde o verão se faz presente. Os meses de baixa temporada são fevereiro e maio, nesses períodos os preços baixam, a movimentação também e tudo aqui tende a fluir mais harmoniosamente. 



Fazer um Ensaio Fotográfico em Gramado

Por que não aproveitar todas essas belezas e registrar essa viagem tão especial pra você? Gramado possui lindos cenários, pontos turísticos únicos, ambientes iluminados e floridos, sem falar em opções onde o pôr do sol se faz presente e deixa tudo ainda mais bonito (se é que é possível). Um ensaio que reflete toda a alegria em estar por aqui, que deixa registrado pra toda a eternidade o que você viveu em Gramado.

Meus ensaios tem uma duração média de 2 horas, assim exploramos ao máximo os ambientes escolhidos por você. Podemos fazer um ensaio mais turístico, explorando os principais pontos, ou algo menos tradicional, fugindo um pouquinho das grandes movimentações da cidade. Se você precisar de dicas, a gente conversa e eu tento decifrar qual ambiente mais combina com você, afinal, nada mais especial que olhar pra essas fotos daqui há alguns anos e entender perfeitamente por que optamos por aquele ou aqueles espaços.

Quanto ao horário, fotografo no finalzinho do dia, mas por quê? Dessa forma, temos o tom mais alaranjado do dia, a luz mais bonita, a Golden Hour. Essa luz já não machuca os olhos, deixa as luzes e sombras bem formadas, sem falar nas cores tão especiais. Pra finalizar o ensaio em Gramado nesse horário, teremos o pôr do sol pra encerrar com chave de ouro. Vamos curtir juntos?