Imagem capa - ENSAIOS NÃO CLICHÊ EM GRAMADO - ATUALIZADO por Ana Pacheco Fotografia

ENSAIOS NÃO CLICHÊ EM GRAMADO - ATUALIZADO


Fiz um post como esse lá em 2017, tu podes conferir clicando aqui: ENSAIOS NÃO CLICHÊ EM GRAMADO. Mas, de lá pra cá, alguns novos pontos turísticos surgiram, algumas novas ideias também, nada mais justo que compartilhar isso com vocês através desse novo conteúdo. 

Importante frisar não existe problema nenhum em fazer um ensaio clichê aqui pela cidade, são apenas sugestões de como fugir um pouquinho daquilo que é mais procurado e tradicional. Mas o que eu considero clichê? O Lago Negro, a Fonte do Amor Eterno, a Rua Coberta, a Praça das Etnias e a Ladeira das Flores, por exemplo. Apesar de lindos pontos turísticos, esses estão retratados em 85% dos ensaios feitos em Gramado. Tem sim como fotografar a cidade em locais diferentes, mais afastados do Centro da cidade, possuindo a mesma beleza e charme tão característicos de Gramado.

Eu, como fotógrafa, não costumo sugerir ou indicar locais, afinal, esse ensaio merece um significado ainda mais importante pra quem é fotografado. Por isso, quando me procuram já conhecendo a cidade, sugiro que pensem com carinho, que determinem um local que possua um significado, que faça parte daquela história, pois daqui há muitos anos tudo vai se encaixar de um jeito novo, entende? Já imaginou que lindo olhar pra aquela foto daqui há 20 anos e lembrar exatamente por que aquele local foi escolhido com tanto carinho? Tudo fica ainda mais especial!

Caso não conheçam a cidade, sempre faço algumas perguntas, como: natureza ou cidade, rural ou urbano, turístico ou afastado, clichê ou não clichê. Dessa forma, mesmo que pra quem não conhece Gramado, consigo encaixar eles na melhor opção, fazendo com que aquela história tenha mais significado. 

Acho que consegui me fazer entender, qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários!

Pronto, agora vamos às dicas de lugares para fazer um ENSAIO NÃO CLICHÊ EM GRAMADO:



PAGOS

Parque Tomasini | Na área rural de Gramado, na Linha Carazal, esse parque possui um lindo lago com ponte, tirolesa, amplo espaço para fotos divertidas com toda a família. Eu amo espaço amplos assim para fotografar famílias, onde a criançada aproveita cada instante, corre por tudo, fica uma lembrança super divertida desse dia. Quanto o agendamento, pode ser feito nas redes sociais do Parque.

Caza Wilfrido | Também na área rural, na Linha Tapera, esse local é conhecido pelos seus eventos grandiosos, uma arquitetura ímpar e muito charme pro seu ensaio. O agendamento é feito direto com a equipe do local, sendo possível até fechar o seu evento posteriormente. Lá o ensaio acontece com qualquer clima, pois há um ambiente interno lindíssimo, tanto quanto a área externa.

Olivas de Gramado | A foto acima foi feita lá, eu amo esse lugar e adoro cada ensaio fotografado lá. O Olivas possui uma arquitetura linda, uma mini fazendinha (onde a criançada pira), campos verdes com plantação de oliveiras, sem falar numa vista sem igual. O valor para ensaio é de $25,00 por pessoa, sendo preciso agendamento prévio. Ele fica bem afastado do Centro, na área rural de Gramado, há uns 30 minutos de carro do Centro da cidade.



GRATUITOS

Interior de Gramado | Viram que amo nosso interior, né? Todos os pontos pagos citados acima ficam em nossa área rural. Essa foto acima também foi feita lá, na Linha 28, através dela recebi mais um prêmio pelo Oscar da Fotografia Mundial - Inspiration Photographers (veja aqui). Além dessa linha, adoro a Linha Bonita e a Linha Nova, todas mega charmosas, mostrando toda a nossa cultura através da arquitetura e dos costumes. Você vai amar conhecer e ser fotografadx lá!

Bairros de Gramado | Da mesma forma que o interior, os bairros da cidade exibem muito da nossa cultura em seus detalhes - seja através da arquitetura, das ruas arborizadas, dos canteiros floridos, enfim, tudo super lindo e menos clichê pro seu ensaio. Aqui a minha dica vai para os bairros Planalto e Bavária.

Hotéis e Pousadas de Gramado | Por fim, use e abuse da sua hospedagem. Claro, se chover o hotel ou a pousada são uma excelente opção, mas nos dias de sol os pátios floridos e arborizados podem fazer a sua festa. Adoro registrar em ambientes assim, diferentes e aconchegantes, onde você se sente (quase que literalmente) em casa. Aproveite!