Imagem capa - ENSAIO DE FOTOS EM GRAMADO por Ana Pacheco Fotografia

ENSAIO DE FOTOS EM GRAMADO


Quando se decide o destino da viagem, sendo passeio ou férias, lua de mel ou comemoração de bodas, aniversário ou outro tipo de evento, automaticamente já pensamos nas fotos belíssimas que podem ser feitas aqui em Gramado, né? 

Essa cidade, super pequena mas com uma estrutura gigante, que possui 35 mil habitantes mas recebe mais de 6 milhões de visitantes por ano, exibe muitas surpresas - principalmente se o coração estiver aberto e se permitir aproveitar tudo que foi preparado e pensado pra você.

Afinal, como um dos melhores destinos turísticos do Brasil e, também, do mundo, a cidade de Gramado surpreende na gastronomia, sempre farta e de altíssima qualidade, no conforto das hospedagens, independente da sua escolha a comodidade é garantida, no bem atender, afinal, aqui a educação e a receptividade estão no sangue gramadense, sem falar nos eventos e atrativos turísticos que são responsáveis pela movimentação e geração da maior parte de renda do município.


Portanto, nada melhor que reunir quem se ama, ou curtir esse momento a sós, e realizar um ensaio fotográfico em Gramado. Opções em locações não faltam, tanto pra quem deseja algo mais clichê quanto pra quem quer fugir dos pontos mais tradicionais. A sua escolha sempre será certeira, tudo aqui é muito bem cuidado, as ruas e praças floridas, avenidas arborizadas, arquitetura europeia mega charmosa além, é claro, dos ambientes onde a natureza se faz presente e traz consigo aquele 'arzinho fresco', tão raro atualmente.

Acredito, sempre, que a escolha do local deve ser feita pelo cliente, afinal, aquele espaço deve ter uma importância, um significado, algo que lhe ajude a pensar nele com muito carinho, seja no próximo ano ou daqui há décadas, entende? Algo que reflita parte daquilo que você é, ou daquilo que vocês realmente são. Assim não há erro, tua personalidade, ou pelo menos parte dela, já está no ensaio e agora, bom, é só curtir. Vamos?


Determinamos a locação, ou as locações, e aí surge outra dúvida: 'mas qual o melhor horário?'. Não sei você, mas eu amo aquele tom alaranjado do finalzinho da tarde, sabe? Aquele que antecede o pôr do sol e traz consigo um romantismo, um calorzinho pra alma, enfim, que abraça. Esse é o melhor horário e é neste momento que sempre sugiro para os clientes. Tudo fica mais 'quente', mais intenso. Outro benefício desse horário é o conforto que oferece pra gente, pois quando olhamos em direção ao sol (dependendo do horário) deixamos os olhos fechadinhos, com uma impressão de incômodo, sabe? Isso também é evitado quando o pôr do sol se aproxima. A criançada adora, os namorados entram num clima de romantismo, a família se diverte, enfim, a dica está dada!

Agora que já pensamos nas locações, no melhor horário para o ensaio, surge a dúvida sobre o que vestir e o que levar para o ensaio fotográfico. Serei bem franca quanto à minha metodologia de trabalho, ok? O que realmente importa nesse ensaio é a paixão de vocês, estar bem consigo mesmo, curtir e se divertir, estar confortável e, acima disso tudo, a conexão entre os fotografados e quem os fotografa. Portanto, optem por uma peça confortável, que seja a 'cara' de vocês, que tenha uma cor que lhes agrade e que, também, combine com o ambiente escolhido e a temperatura do dia.


O que não queremos, de jeito nenhum, é que essa experiência seja traumática - que vocês passem calor, que a roupa esteja apertada, que o sapato seja desconfortável, que o brinco machuque, que o penteado incomode, enfim, nada pior do que não curtir ao máximo esse momento que passaremos juntos. Sejam leves, essa é a dica. As cores claras possuem um charme todo delas, temos de confessar. Normalmente não sugiro trocas de roupas, não há necessidade, afinal o que realmente importa ali é você, são vocês, o entrosamento e o carinho envolvidos naquele momento. Enfim, roupas e acessórios são apenas participações especiais, ok?!

Pra finalizar esse post, a dica mais importante de todas até então: aproveite o seu momento. Você até pode, e deve, realizar diversos ensaios durante a vida - seja com a família, sozinho, registrar um aniversário, seu casamento, uma formatura, enfim - mas aproveite cada um deles de uma forma especial. Além do investimento financeiro e de tempo que você está fazendo, entenda que é uma forma de congelar e de eternizar aquelas horas, de transformar um passeio num belíssimo álbum pra posteridade, de possuir fotos lindas pra utilizar nas redes sociais, de se ver e se encontrar através de diversos ângulos e posições. É o seu momento, faça dele o melhor que você puder!


Se ficou com alguma dúvida ou tá afim de uma troca de ideia pessoalmente, me procura, viu?! No próximo post vou falar sobre os pontos turísticos mais escolhidos para ensaios e, também, algumas sugestões que fogem um pouquinho do tradicional.

Aguardo você!