Imagem capa - LUGARES GRATUITOS PRA FOTOGRAFAR EM GRAMADO por Ana Pacheco Fotografia

LUGARES GRATUITOS PRA FOTOGRAFAR EM GRAMADO


Pra quem escolhe Gramado como destino e deseja fotografar por aqui é importante saber que sim - existem lindíssimas opções de locações, tanto pelo Centro da cidade, passando pelos lindos bairros, curtindo a nossa área rural e desfrutando das belezas disponíveis em cada cantinho da cidade. Gramado é uma cidade que possui grande área verde, lagos, ruas arborizadas, canteiros sempre floridos, ambiente limpo e organizado, ou seja, parece que qualquer lugar é lugar para uma boa foto, né? Sim, mas e se eu te disser que existem muitas opções completamente gratuitas pra refletir Gramado em teu ensaio?

A grande maioria, grande mesmo, dos clientes que me procuram desejam incluir no ensaio esse "clima gramadense", nada mais é que utilizar em cada registro algo muito característico da cidade - seja através da arquitetura, dos termômetros que enfeitam o Centro, dos canteiros com as flores da estação, dos pontos turísticos em evidência, da decoração de algum determinado evento, enfim, algo que evidencie Gramado e que eles possam exibir com orgulho, afinal, este é o principal destino turístico do Brasil.


Ensaio da Família Fávero, no Lago Negro.

Nos ensaios que ofereço, independente se é um pré casamento, um ensaio de gestante, algo familiar, casal, solo, enfim, em todos deixo os clientes extremamente à vontade para escolherem onde acontecerá o ensaio. Se eles não são da cidade ou da região, costumo enviar meu site, já que aqui coloco todos meus trabalhos realizados e sempre destaco onde cada serviço foi feito. O ideal pra mim é diferenciar cada ponto, afinal, os pontos turísticos se repetem constantemente, daí vai da criatividade do profissional em transformá-lo em algo diferente, único, especial para aquele determinado cliente.

Como meus ensaios são realizados no final da tarde, pra que tenhamos o pôr do sol como participante, aquele tom alaranjado tão bonito e um clima mais ameno, mais "interessante", pode até acontecer de algum ponto não possuir a luz que tanto desejo, afinal, Gramado é uma cidade mais plana, sem grandes lombadas ou desníveis, então vai muito da sorte e do que há ao redor, como prédios e árvores. 

Outro fator que também pode influenciar no resultado final são as estações do ano. Nosso verão é sim mais ameno que no restante do país, mas traz consigo um calor bem forte e a nossa umidade intensifica ainda mais a sensação térmica. Já a primavera possui muitas e muitas cores, tudo fica ainda mais colorido e chamativo. O outono, como na foto abaixo, traz muito charme e o começo das baixas temperaturas, além das cores alaranjadas com a queda das folhas. Por fim, o inverno, onde recebemos muitos visitantes, mas é aqui também que grande parte dos ensaios acontece em área fechada, afinal, a chuva e a neblina se fazem presentes com muita frequência.

Mas, enfim, vamos ao que realmente interessa nesse post? Aqui abaixo as melhores dicas com os lugares GRATUITOS para fotografar em Gramado:


Ensaio de gestante, à espera do Caetano, no bairro Planalto, em Gramado.

Lago Negro

Este é, sem sombra de dúvidas, o ponto turístico mais visitado de Gramado. Ali, tu possui uma caminhada de 700 metros totalmente arborizada, um lago que não é natural mas onde um passeio de pedalinho é super válido. O local também apresenta lindos gramados, onde um piquenique em família se torna ainda mais especial. O Lago Negro também possui, em seu perímetro, um restaurante/lancheria, banheiros públicos, quiosques com bebida e lanches, além da Casa das Artes, espaço com venda de artesanato 100% gramadense.

Lago Joaquina Rita Bier

Um ambiente totalmente gramadense, que traz muito da nossa história em cada detalhe. Ali estão o Centro Municipal de Cultura, alguns ateliers de artistas locais, bancos para apreciação, lago com chafariz, um espaço ideal para caminhada e corrida, gramado extenso, uma Praça em sua parte traseira, além de um encontro direto com esportes - como bicicleta, slackline, skate, passeio com pets e muito mais. Aqui é um local com vista privilegiada do pôr do sol, sem falar da proximidade com o Centro, em apenas duas quadras você está ali.

Rua Coberta

Com uma ótima localização, a Rua Coberta abriga restaurantes, lancherias, chocolatarias, lojas de vestuário, está ao lado da Praça Major Nicoletti e em frente ao Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema todos os anos. Ali em volta também estão alguns bancos, sociedades municipais, o hospital da cidade, além de todo o charme que envolve a Avenida Borges de Medeiros na cidade.

Avenida Borges de Medeiros

Esta é a principal avenida da cidade, onde estão as principais lojas, dezenas de restaurantes, pontos turísticos, uma intensa movimentação em todo esse shopping a céu aberto. A Avenida possui uma vista privilegiada vista de cima, como a foto de capa desse material aqui. Em toda a sua extensão é possível encontrar a cultura de Gramado, a história e essência da comunidade, sem falar no cuidado e zelo - que transforma cada cantinho num novo cenário fotográfico.

Fonte do Amor Eterno

Ah, o amor. Este é um ambiente para os românticos, sejam os namorados, noivos, casados. Um espaço onde é possível adquirir sua chave, colocar seu cadeado na Fonte, desejar apenas o melhor e mais próspero para seu relacionamento. Muitos pedidos de namoro, pedidos de casamento, enfim, os melhores desejos começam por aqui e eis uma linda forma de celebrar o seu amor em Gramado. A Fonte fica ao lado da Igreja Matriz São Pedro, bem pertinho da Rua Coberta e ao lado do Palácio dos Festivais.

Praça Major Nicoletti

Banquinhos para descanso, pergolados charmosos, área verde, vista privilegiada para o Centro da cidade, ambiente calmo e com diversas lojinhas ao seu redor. A Praça é localizada ao lado da Rua Coberta, como se fossem sequência uma da outra, e em frente à Igreja Matriz São Pedro. Um laguinho e um lindo deck foram criados ali recentemente, mais um charme acrescentado ao local.

Praça das Etnias

Neste espaço está reunida toda a nossa história e a nossa cultura através de nossos imigrantes. Na Praça tu encontras a Casa do Colono, em arquitetura alemã, a Casa Portuguesa, onde é possível conhecer mais sobre a história dos imigrantes de lá, a Casa Italiana, com uma decoração típica de época, além dos Fornos Coloniais, com produtos coloniais feitos na hora em fornos à lenha, a Associação Várias Artes, espaço de artesanato local, além de lindos canteiros floridos, um belo pergolado e ambiente para descanso. Ah, a Praça fica ao lado da Rodoviária de Gramado.

Ladeira das Flores

Localizada em frente à Praça das Etnias, esse espaço faz uma linda apologia à Lombard Street, na Califórnia, nos Estados Unidos. Com canteiros super floridos, alta movimentação de pedestres e uma linda paisagem para fotos. Ali também estão algumas lojinhas de souvenirs, um belíssimo paredão rústico e a proximidade ideal do Centro da cidade.

Pórticos de Entrada

Os cartões postais que lhe recebem em nossa cidade também são ótimas e gratuitas opções para fotos. Cada um em seu estilo, um italiano e outro alemão, mostrando desde a chegada a nossa cultura e nossa receptividade. Ali está a nossa tão famosa frase, que você enxerga ao se despedir daqui: "Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado". Recado dado, viu?!

Belvedere - Vale do Quilombo

Este é um lugar especial pra mim, em minha humilde opinião esta é a vista mais bela de toda a cidade. Ver o nascer do sol aqui é um privilégio que a sua viagem merece. Apesar de ter "apenas" a paisagem como atrativo, esse ponto está super bem localizado e próximo do Centro da cidade, vale conferir até mesmo na ida para uma de nossas cidades vizinhas, Canela.

Bairros de Gramado

Fugindo um pouco do Centro também é possível se encantar. Há muito charme nos bairros da cidade, principalmente no Bavária e no Planalto, ali em torno do Lago Negro e do Lago Joaquina Rita Bier. É através dos seus bairros que Gramado exibe todo o cuidado e zelo, que não são presentes apenas na área central do município. Aproveite para fugir da movimentação e curtir toda essa magia.

Interior de Gramado

Por fim, venha curtir toda a nossa área rural, é lindíssima e muito rica em paisagem natural. O ar ali é diferente, sabe? Você respira um ar puro, confere o trabalho no campo, vê animais em muitos campos, estradas de chão super acessíveis e paisagens de tirar o fôlego. Nosso interior é tão bem cuidado quanto nossa área urbana, mas com muito menos movimento e com pontos privilegiados do pôr do sol.



Agora aproveite! Nossa cidade é linda, repleta de pontos ideais pra um ensaio e um passeio inesquecível, encante-se por Gramado. Agora que você viu como é possível fazer um ensaio completo, regado à algumas atrações, sem pagar ingresso algum, basta apenas agendar sua data aqui comigo. Aguardo seu contato!