Imagem capa - HÁ PROBLEMA NA CABEÇA CORTADA? por Ana Pacheco Fotografia

HÁ PROBLEMA NA CABEÇA CORTADA?


Você já deve ter percebido, tanto em meus trabalhos quanto de outros fotógrafos, que algumas fotos possuem um corte na cabeça como resultado, ou seja, o topo da cabeça de um dos protagonistas (ou do protagonista) está fora do ângulo da foto, o fazendo não estar completo. Entende? Por diversas vezes respondi o por que de fotografar assim, quais os motivos de 'tirar' esse pedaço, de eliminar uma parte importante do registro - bom, aí é que está. Pra mim, com toda a sinceridade possível, a parte mais importante numa fotografia é a conexão, que se revela através de um sorriso, um carinho, um olhar, uma proximidade.

Portanto não, o topo da cabeça não reflete toda a entrega daquele momento, nem se aproxima da importância daquele envolvimento, pra mim (bem como para outros profissionais da área) o corte acontece e quase sempre é muito bem vindo.

Óbvio, não são todas as fotos que terão essa técnica como regra, na verdade, não há técnica alguma nisso - pelo menos pra mim. Durante um ensaio me envolvo com quem fotografo, faço a entrega deles parte da minha atitude, me movimento, subo e desço, vou de um lado pro outro, enquanto converso e vou dirigindo a situação à minha frente - portanto, a câmera capta toda essa movimentação, por vezes não meço a distância, a altura dos registros, me preocupo naquilo que realmente importa pra mim e, consequentemente, pros clientes.



Mas, Ana, e se eu pedir para não cortar a minha cabeça durante um ensaio, rola? 

É claro que sim, acima de tudo sou uma prestadora de serviços, estou ali por tua escolha mas, caso esse pedido aconteça, conversaremos mais a fundo sobre a importância desse ensaio, não apenas pra você, mas também pra mim. O ideal é que eu te explique como funcionará esse nosso momento juntos, como nos divertiremos e tiraremos proveito das melhores oportunidades nesse tempo.

Quem já fez um ensaio comigo sabe como é. Conversamos o tempo todo, trocamos ideia, falamos sobre filmes e músicas, comentamos da novela, elogiamos e criticamos os últimos restaurantes visitados e, além disso tudo, caminhamos, corremos, pulamos, beijamos, abraçamos, fazemos cócegas, enfim, são diversas atividades para que o resultado expresse aquilo que vocês realmente são. Esse é o ideal, né? Esse é o objetivo.

Pare e pense: daqui há uns 10 anos, o que você mais gostaria de ver no ensaio que realizou? Aposto que a melhor recordação será exatamente essa entrega, essa parceria, esses sorrisos sinceros, as caretas, a conexão que rolou sem roteiro e sem presunção. Está aí, é isso que irei captar, da melhor forma que eu puder e vocês me permitirem.



Portanto, é claro, opiniões e sugestões são sempre bem vindas, afinal, todos estamos em busca da evolução. O ideal, além de ser uma das principais dicas a respeito desse assunto, é: pesquise as imagens dos fotógrafos que lhe agradam e opte por aquele que mais combina com o seu estilo, com aquilo que você busca no ensaio. Hoje em dia as facilidades estão aí para serem usadas, use e abuse das redes sociais, do site, dos álbuns disponíveis.

Após essa busca, essa pesquisa, entre em contato e já tenha, pelo menos, a certeza de que a empatia há de acontecer, viu?!

Aguardo a tua mensagem para marcarmos o teu momento, vem que a agenda desse final de ano está aberta e com horários disponíveis em finais de semana e, também, em 'horário comercial' (risos).



Por fim, vale ressaltar que respeito MUITO todo e qualquer profissional que se empenha, que se dedica e que entrega um material bonito, que carrega parte da sua personalidade e que atinge as expectativas dos contratantes. Claro que não são todas as minhas fotos, nem maioria, que possuem esse 'corte' tão comentado, mas quando necessário ele é feito e sim, o defenderei pela essência e pela emoção que o carrega. Tá bem? Então tá bem!