Imagem capa - PÔR DO SOL - PERFEITO PARA O SEU ENSAIO EM GRAMADO por Ana Pacheco Fotografia

PÔR DO SOL - PERFEITO PARA O SEU ENSAIO EM GRAMADO


Gramado é uma cidade linda. Gramado é mágica em diversos sentidos e, um deles,  se deve à pureza do ar, que faz com que o nascer e o pôr do sol sejam ainda mais coloridos, intensos e especiais. Fazer seu ensaio em Gramado é sinônimo de sucesso - muita beleza, pontos turísticos inesquecíveis como cenário e um final da tarde pra lá de único. Assim que eu gosto e assim que normalmente fotografo, finalzinho de tarde e aquele tom quente cada vez mais presente.

Se tem algo que é muito evidente no meu trabalho, já há alguns anos, são os tons alaranjados. Alguns acham que essa cor é dada através da edição, da pós produção - bom, também é. Na verdade ela é evidenciada através da pós produção, enaltecendo tudo que aquela imagem, aquele ambiente, aqueles clientes têm de melhor. Mas o mérito dessa de tamanha beleza é o sol, na verdade, a despedida dele.



Quando inicio o atendimento com os meus clientes sempre os deixo muito à vontade para que decidam tudo que diz respeito ao ensaio - locação, vestimentas, acessórios, levar pets ou não. A única coisa que eu sugiro, sempre explicando o motivo, é o horário para realização das fotos. É comum acharmos que quanto mais sol melhor, que quanto mais alto ele estiver mais claras serão as fotos. Engano. Eu sempre explico que com o final da tarde surgem diversas facilidades, além de toda essa beleza alaranjadinha.

Quando o sol vai se pôr ele já não machuca tanto os nossos olhos, não nos sentimos desconfortáveis ao ficar de frente pra ele. Quando posiciono os clientes de forma contrária ao sol, aquele lindo efeito de flare surge e faz toda uma diferença. Isso tudo não é magia, não é efeito de photoshop, é técnica e entrega.



"Ah, Ana, mas essa cor também pode ser feita no nascer do sol."

Pode sim, com certeza, mas se pensarmos de uma forma prática não é assim tão válido. Claro, se o cliente preferir em função do horário, maravilha. Mas pensem comigo: normalmente ninguém gosta de acordar assim tão cedo; eu sempre inicio o ensaio 2 horas antes do pôr do sol para que os clientes já estejam bem à vontade nesse período, afinal, é onde rolam as melhores fotos - no nascer do sol isso seria bem ao contrário, teríamos de começar com o melhor cenário e finalizar com uma alta luz. O único grande benefício, ao meu ver, do nascer do sol é a movimentação. Todos os ambientes estão vazios, a locomoção é super tranquila. Então super vale colocar todos esses prós e contras na balança e decidir, junto ao seu cliente, o que melhor se encaixa na proposta.



Por fim, vou listar aqui pra vocês os 5 ambientes onde mais gosto de fotografar em Gramado durante o pôr do sol:

1. Lago Negro

Claro, o ponto mais visitado de Gramado está nessa lista e não é por acaso. O Lago Negro é um lindo cenário para todo e qualquer tipo de ensaio, carrega em si toda a marca da cidade e, também, possui picos especiais pro final da tarde. Quando sugerido, começo o ensaio por aqui, já que ele está abaixo do nível da rua e algumas construções estão ao seu redor, impossibilitando assim finalizar o ensaio por aqui. 

2. Lago Joaquina Rita Bier

Outro espaço que faz parte da história de Gramado, podendo ser explorado em cada cantinho, tendo que abusar um pouquinho da criatividade. O pôr do sol pode ser fotografado aqui em seu final, como encerramento do ensaio, ele se pões numa área descoberta e revela um lindo cenário para fechar com chave de ouro. Ah, a foto acima foi feita lá.

3. Le Jardin | Parque da Lavanda

Este ambiente, apesar de cobrar uma taxa para fotografar (se não me engano são R$200 reais em produtos), vale à pena para os apaixonados por canteiros floridos. O Le Jardin possui um gramado amplo e bem verdinho, canteiros coloridos, diversas espécies de plantas e flores, além de uma escadaria com um charmoso pergolado. Por estar localizado no alto, esse ponto possui uma vista privilegiada do pôr do sol, se transformando numa excelente opção para finalizar o ensaio.

4. Olivas de Gramado

Meu coração bate mais forte aqui, confesso. Esse espaço também é pago (R$35 reais por pessoa), esse é um excelente desconto para quem deseja realizar a sua sessão fotográfica por ali, já que o preço de visitação é bem mais alto. O Olivas possui uma mini fazendinha com mini animais (uma fofura sem igual), além de grandes áreas verdes, uma arquitetura única e a mais bela paisagem da região, na minha humilde opinião. O pôr do sol fica ainda mais bonito, é difícil até de imaginar. Por lá é possível realizar diversos ensaios sem repetir um único cenário. A vista mais linda possível se dá à soma dos cânions + final da tarde.

5. Área Rural

Por fim, uma das minhas grandes paixões em Gramado - a área rural do município. São paisagens encantadoras, que refletem muito da nossa história e essência, revelando cenários muito bonitos e que contemplam o pôr do sol de uma forma única. Vale à pena o deslocamento, tendo em mente que grandíssima parte do interior de Gramado é asfaltado e, também, que quanto mais alta a localidade melhor!