Imagem capa - AS BELEZAS DA SERRA GAÚCHA por Ana Pacheco Fotografia

AS BELEZAS DA SERRA GAÚCHA




Pra quem acha que a Serra Gaúcha se resume apenas nas cidades de Gramado e Canela, ah, está muito enganado. 

Essa região é linda demais, possui cidades turísticas, hospitaleiras, cada uma com o seu potencial e qualidade invejável. Por isso, no post de hoje, falaremos um pouco mais sobre os principais roteiros daqui, locais perfeitos pra um ensaio de fotos ou, até mesmo, pra realização do seu aniversário, formatura ou casamento. 

A Serra Gaúcha encanta a todos que aqui chegam e reserva belezas naturais, culinária típica, turismo de aventura, além de ser uma das melhores regiões do país para se viver. 

São quilômetros e quilômetros de ruas arborizadas ( no outono então é um plátano mais lindo que a outro), cantinas, galeterias, fondues, cafés coloniais, rotas para casais românticos, vinhos e espumantes, enfim, abaixo destaco as principais características dessa região. Prepare a mala, não esqueça dos casacos e guarda chuvas, e entre em contato pra agendar o seu ensaio ou evento, viu?!



Algo que poucos sabem é que a nossa Serra Gaúcha é um acidente geográfico, localizado aqui no nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Engraçado é que ao falar nordeste, nossa mente automaticamente é levada pras praias e pro calor, né? 

Mas é beeeem diferente por aqui. Nessa região existem características socioculturais específicas, como a influência alemã e italiana, além da grande (e saborosa) produção de uvas e vinho, sem falar na desenvolvida indústria turística.

Mas afinal, quais cidades envolvem a Serra? A região tem como principais e maiores cidades Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Canela, Vacaria, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, São Francisco de Paula, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus, Flores da Cunha, Nova Pádua, São Domingos do Sul, Nova Bassano, Paraí e Nova Araçá, Guaporé, Cotiporã, São Valentim do Sul, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, São Jorge, dentre outras. - sim, isso mesmo, são MUITAS cidades.

Por estar na zona temperada do Brasil, o clima por aqui é oceânico, com invernos frios (neve e geadas são constantes e vocês já sabem disso), verões amenos e chuvas regularmente distribuídas ao longo do ano. Nada, nada mesmo, que impeça a sua visita independente da estação e do clima programado para o período. As belezas podem, e sempre são, vistas e apreciadas em todos os meses do ano.

Agora que a curiosidade com certeza já bateu em você, vamos falar um pouquinho sobre as principais e mais visitadas cidades da Serra Gaúcha. Leia com atenção, veja algumas imagens (não só aqui mas também no Google) e bora inovar nesse passeio, né? São lugares pra lá de especiais, ótimos pra curtir a sós, a dois ou com amigos e família, sem falar que fugir desse tradicional num ensaio é algo sempre bem vindo!
















Nova Petrópolis

Vamos começar por essa cidade que tenho um carinho tremendo, sempre que possível vamos até ali, nem que seja pra curtir a praça central, tomar um sorvete ou almoçar em família num ocasião mais especial. Nova Petrópolis é o Jardim da Serra Gaúcha e merece muito sua atenção quando estiver viajando por aqui. O município foi fundado por imigrantes alemães em 1858, isso é bem visível na arquitetura, nas vestimentas e também no sotaque, passear por Nova Petrópolis é uma linda viagem pela história local. Aqui a gastronomia típica dos imigrantes em grandes banquetes e os casarões alemães em estilo enxaimel são os itens que, provavelmente, mais chamarão a sua atenção.

Foto retirada do site oficial da cidade.


Bento Gonçalves

Ah, na minha humilde opinião essa é uma das surpresas mais agradáveis dessa região, seja muito bem vindo à Bento Gonçalves. Assim como Nova Petrópolis, a cidade da Uva e do Vinho também é um convite para o estilo viver bem do gaúcho. Sim, aqui a predominância é de imigrantes italianos, super comum você encontrar alguma cantina próximo das estradas oferecendo diversas delícias regionais (escolha a sua e entre, valerá MUITO à pena, um investimento necessário). Com as baixas temperaturas da região, no inverno ou outono, fica irrecusável passear pelas melhores vinícolas do país apreciando diferentes rótulos de vinhos e espumantes. Faça o tour completo, solicite uma agência ou opte por uma carona amiga, afinal, bebida e direção não é uma combinação bacana - principalmente nas férias, onde o intuito é curtir e aproveitar ao máximo, viu?!

Foto retirada do site oficial da cidade.


Cambará do Sul

Ah, pra quem quer perder o fôlego, deixar o queixo cair e ainda curtir um turismo de aventura, com caminhadas e trilhas, ah, esse é o lugar. Outro destino com paisagens surpreendentes aqui na Serra Gaúcha, e até pouco explorado, é a cidade de Cambará do Sul. Fica na fronteira entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e com certeza é um dos meus destinos preferidos da nossa região. Ali pertinho, no Parque Nacional Aparados da Serra, tu podes contemplar um dos maiores cânions do Brasil. Minha dica é (além de me convidar pra um ensaio bem lindo nesse lugar): ligue para a central de informações antes de programar a sua ida, o clima lá é bem maluco e, do nado, tudo fecha de neblina, impossibilitando essa belíssima vista.

Foto retirada do site oficial da cidade.














São Francisco de Paula

Ah, a tranquilidade é sinônimo dessa cidade, aquele clima bem interiorano, ruas de paralelepípedo, alguns caminhos em entrada de chão, atrativos culturais bem típicos do nosso Estado, bom, o município de São Francisco de Paula pode ser uma boa pedida para o seu roteiro caso seja isso que você deseja. Entre o agito de Gramado e o extremo contato com a natureza do parque de Aparados da Serra, “São Chico” guarda belíssimas surpresas para os visitantes. Localizada no coração da Serra Gaúcha, a cidade é conhecida pela comercialização de produtos de inverno, como botas e ponchos de lã, além de possuir um dos mais belos lagos da região - o Lago São Bernardo, de tirar o fôlego e curtir com seu chimarrão e um piquenique no fim de tarde.

Foto do queridão Sílvio Kronbauer.


Canela

A cidade da Catedral de Pedra tão linda não poderia ficar de fora, com estilo gótico inglês, a construção é o principal monumento da cidade, e um dos principais da Serra Gaúcha, e se destaca como um dos pontos mais visitados do Rio Grande do Sul. Em 2010 foi eleita como uma das 7 maravilhas do Brasil, ficando conhecida internacionalmente (na verdade, ainda mais internacionalmente). E não é por menos, sua grandiosidade encanta não apenas os religiosos, mas todos os turistas que passam por Canela. Além da arquitetura impressionante, Canela também conta com muitas atrações naturais. Entre elas, vale destacar a paisagem surpreendente do Parque da Ferradura, o Parque do Caracol, com a cascata que leva o mesmo nome, e os Bondinhos Aéreos do Parques da Serra, que possibilitam uma experiência única de contemplação na Serra Gaúcha. Mais um lugar aqui pertinho, do lado, de Gramado, pronto para nos receber e permitir fotos pra lá de sensacionais.

Foto retirada do site oficial da cidade.


Gramado

Gramado, ah, minha cidade do coração, faz até o meu coração bater mais forte agora, e o seu?! A cidade mais conhecida e visitada da Serra Gaúcha é um prato cheio para famílias e casais que buscam um destino fascinante, romântico e inesquecível. É o local perfeito pra quem busca uma viagem apaixonante cheia de conforto e sofisticação. Seja pela variedade gastronômica, pelo charme das ruas floridas e arborizadas, pelo ar considerado um dos mais limpos do país. Gramado capricha em cada detalhe, prepara tudinho pra uma foto perfeita, e caso você ainda não conheça, se surpreenderá quando estiver por aqui. Pode apostar!

Foto: Ana Pacheco.



Agora é só agendar sua vinda, escolher a melhor hospedagem, curtir os restaurantes tão aclamados da Serra Gaúcha e entrar em contato com a gente aqui pelo site. Vamos eternizar esse teu momento e deixar (sim, é possível), a sua viagem ainda mais especial!