Imagem capa - MINHA RETROSPECTIVA DE 2017 por Ana Pacheco Fotografia

MINHA RETROSPECTIVA DE 2017

Um final de ano não é um final de ano se não houver retrospectiva, né? Por isso, pela primeira vez, decidi escrever sobre o meu ano, sobre as conquistas, sobre quem me encontrou, sobre quem eu reencontrei, sobre o que me motivou, me emocionou e, também, sobre o que me entristeceu. Não será uma retrospectiva geral, dos principais acontecimentos do ano, de tudo que vos cerca, nada disso. Será uma retrospectiva minha, bem pessoal, você vai entender ao longo do post. Lê tudinho aí!

Nada melhor do que começar pelo começo, né?! Em janeiro foi onde "a água bateu na minha bunda e eu aprendi a nadar", exatamente isso. Vocês já devem saber que sou graduada em jornalismo desde 2015, onde desde 2010 trabalho com comunicação. Quando entrei na faculdade, em 2008, meu sonho era fazer parte de uma redação de um jornal impresso, mal sabia eu que ao longo desses sete anos na Universidade mudaria completamente meu conceito. Pouco antes de me formar decidi que um dia - não sabia exatamente quando - eu seria homme officer, trabalharia em casa e teria a oportunidade de unir as minhas duas grandes paixões - o jornalismo e a fotografia. Na verdade, sempre uni esses dois trabalhos, onde durante a semana eu trabalhava como jornalista e, aos finais de semana, realizava ensaios e eventos por aí.

Em janeiro de 2017 decidi tomar essa iniciativa, que no começo me dava muito medo, me sentia insegura - não no meu trabalho, mas no reconhecimento que eu teria dele. Hoje, quase um ano depois dessa decisão, estufo o peito e me sinto lisonjeada em dizer: Sim, sou uma empresária. Criei a empresa Ana Pacheco - Fotografia, que engloba todo o serviço fotográfico que realizado e, também, a criação de conteúdo para redes sociais. Neste primeiro ano a empresa me surpreendeu, conquistei clientes fiéis, faço tudo que mais amo e no conforto do meu lar. Sério, não podia ser melhor. Nesse pouco tempo só tenho a agradecer, pois 2017 me tornou a empresária que eu tanto quis ser e exibiu pra mim, acima de tudo isso, que eu podia realizar aquele sonho com esforço e dedicação!

Então após abrir meu negócio, criar meu MEI, conquistar os alvarás necessários, conquistar clientes para a veia jornalística, adquiri este site e meu próprio domínio - vocês não fazem ideia da sensação maravilhosa em ler esse www.anapacheco.com.br, parece uma conquista boba mas pra mim não é não. É lindo ver as coisas se encaixando, formalizar o que precisa ser formalizado, deixar a empresa com mais cara de empresa, sabe?! Eis mais uma conquista que realizei em 2017, ano este de muito trabalho, de uma construção física e, também, de crescimento.

Neste ano que se encerra, realizei mais de 90 ensaios/eventos fotográficos, para o primeiro ano conquistei a meta que havia imposto lá em janeiro. Fiquei super feliz em fazer essa conta nesta semana, em rever todo o trabalho feito, todas as pessoas que me escolheram, todas as conexões realizadas, toda a alegria compartilhada e todas as reações maravilhosas de cada um de vocês que acompanha meu trabalho.

Lá na página também atingi mais de 1.200 novos seguidores, sendo ao todo (na contagem de hoje) 3.540 pessoas que acompanham meu trabalho, vocês são incríveis. Se você, que tá lendo esse post e ainda não curtiu a página, corre lá e já deixa meu 2018 ainda mais especial - www.facebook.com/AnaPachecoFotografia. Neste ano também criei meu arquivo de orçamento, bem organizado, com parte do meu portfólio. Anexei aos meus pacotes opções impressas que, além de fotos, envolvem revistas e fotolivros maravilindos. Além disso, inaugurei a minha marca - a minha logo, feita por um queridão parceiro meu, Fredi Bazzan, e que caracteriza muito daquilo que desejo transmitir, é só amor e foi super bem aceita por vocês.

Em 2017 foi onde mais notei o passar do tempo, foi onde mais realizei ensaios de famílias, casais, que já haviam passado pelas minhas lentes anteriormente. Casais que haviam realizado o pré casamento e me escolheram pra registrar o grande dia, gestantes que já estão celebrando comigo o primeiro aninho de seus filhos, enfim, como é bonito tudo isso e como é gratificante fazer parte dessas histórias - que estarão pra sempre marcadas com muito carinho em mim.

Enfim, como podem ver, foi um ano bem voltado ao trabalho, às conquistas profissionais, ao envolvimento com clientes, ao crescimento e engrandecimento profissional. Tudo isso que decidi compartilhar aqui com vocês, desde a abertura da empresa, a lente 35mm que ganhei e faz meus dias mais felizes, o aprendizado na edição utilizando a ferramenta Lightroom, o fato de eu não saber mais viver ser uma agenda, a minha primeira polaroid, enfim, que ano maravilhoso. Muito bonito saber que vocês estiveram, e seguem aqui, acompanhando as minhas conquistas, meu crescimento, enfim, um pouco de tudo que acontece comigo. 

Afinal, o ano de 2017 também surpreendeu no apelo emocional, ninguém sobrevive apenas trabalhando, né? Nesse ano ganhei um novo afilhado, chamado Otávio, que vocês acompanharam desde o terceiro mês de gestação de sua mamãe; comprei meu primeiro carro e já dei entrada na carteira de motorista; também resgatamos o Bagheera, nosso novo cão, que se tornou meu grude e está o tempo todo do meu lado fazendo aquela carinha de gratidão; também souberam e sofreram junto comigo com as perdas que tivemos, como a Lili e o Fluffy, mãe e filho que nos deixaram e ainda fazem com que meus olhos se encham de lágrimas e meu coração de saudade, sendo que agora nossa família canina é composta por oito cães, não mais 10.

Além disso, com esforço e muita persistência, assumi uma reeducação alimentar, não apenas para emagrecer, mas sim para me tornar mais saudável e ativa. Substitui as farinhas brancas por integrais, o 'ao leite' pelo amargo, o açúcar refinado pelo orgânico, os refrigerantes por água, os sucos por chá, e o café, bom, esse segue sendo o mesmo. Também durmo mais e melhor, regrei meus horários, sigo à risca minhas produções e metas diárias. Cuido mais de mim, me sinto melhor sendo eu mesma, assumo minha personalidade e tenho muito orgulho dela.

Em 2017 também me assumi (por enquanto) como pescetariana, ou seja, a única carne que consumo é aquela que vem do mar/lago/lagoa - digo por enquanto pois em breve, assim espero eu, consiga eliminar o sushi amadonossodecadadia do meu cardápio. Também cancelei toda e qualquer bebida alcoólica, que antes fazia parte da minha rotina e, agora, posso contar nos dedos de uma única mão as vezes que consumi. Quanto orgulho da menina aqui.

Pra celebrar uma das artes que mais me agradam e inspiram, fiz 10 tatuagens esse ano - sim, quase uma por mês. Escrevi a frase ícone do Buzz Lightyear, os sinais de igual e desigual, uma margarida em homenagem pra minha bisavó, uma folha de samambaia em homenagem à natureza, uma raposa simbolizando o jornalismo, alguns ícones de Star Wars (que aprendi a gostar em 2017), um cactus por amar essa planta e por ser (às vezes) tão espinhenta quanto ela, uma lâmpada para gerar criatividade, um rabo de baleia por já curtir ser chamada assim e, por fim, a constelação do meu signo, libra. Também, sobre as mudanças corporais, coloquei dois piercings, um na orelha e outro no nariz, sem falar na raspagem do cabelo - isso aconteceu, pelo menos, duas vezes ao decorrer desses 365 dias.

Pra encerrar essa retrospectiva linda, falarei sobre o amor - clichêzão, eu sei. Mas aprendi a amar as coisas de uma forma diferente, sabe?! Ver a Lara e minha família com outros olhos, curtir e aproveitar muito mais os nossos cães, amar ficar em casa e transformar o nosso espaço pra deixá-lo com a nossa cara, me sensibilizar e me emocionar com tudo que mereça esse tipo de atenção. Enfim, encerro 2017 com a certeza de ser uma Ana melhor, mais evoluída que 2016. Que esse crescimento siga, que seja pleno, que seja constante.

Feliz 2018, gente. 

Obrigada por me acompanharem, nos vemos novamente no ano que vem!