Imagem capa - ENSAIOS NO INVERNO DE GRAMADO por Ana Pacheco Fotografia

ENSAIOS NO INVERNO DE GRAMADO

E como é possível realizar ensaios aqui em Gramado já que nosso inverno é tão rigoroso? É sabido que quem procura a nossa cidade nesse período já aguarda o frio, as baixas temperaturas, a neblina e até, possivelmente, a neve. Portanto, se houver agendamento pra esse período, nada mais possível que correr esse risco, que se aventurar no friozinho da Serra e, junto dele, fazer fotos que representam esse momento. Nada de mascarar o inverno, nada de fazer os clientes passarem frio, esse momento é pra ser inesquecível de uma forma bonita - tanto pra eles quanto pra mim. Nessas últimas semanas, por exemplo, recebi algumas solicitações de orçamento acompanhadas de uma preocupação quanto ao clima de Gramado - mas, afinal, como resolver isso sem perder o cliente ou desencorajá-lo?

Além de deixar claro tudo que ele encontrará por aqui, sempre auxilio na vestimenta, dou dicas para o que trazer na mala, convido para um café quentinho antes do ensaio, ou até mesmo depois. Meu intuito é deixá-lo confortável, fazer com que ele curta esse momento, que o frio não seja um empecilho e que depois, ao ver o resultado, só venham momentos bons em sua memória. Pra contar uma história verídica nada mais correto que contar a verdade, parece besteira, mas é isso que está em jogo - fazer um ensaio no inverno é sim fazer um ensaio no frio.




Como já compartilhei por aqui, costumo agendar os ensaios para o final da tarde, mas por que? É nesse momento, bem como no amanhecer, que a luz está mais dourada, incomoda menos ao olhar direto para o sol, deixa os tons com mais realce e um tom alaranjado muito bonito. Faz a diferença termos a luz natural a nosso favor, aproveitá-la para ótimos registros. Claro, o sol no entardecer não aquece como o do começo da tarde, mas o resultado será muito mais satisfatório - é preciso fazê-lo entender a importância disso.

Alguns clientes me mandam fotos das roupas que desejam usar e pedem a minha opinião. Sempre os deixo muito à vontade para escolher aquilo que querem, que os deixam felizes. Que direito tenho eu de interferir nesse momento já que ele não é meu? Fui contratada para registrar, para contar a história exatamente como ela é e como eles escolheram para que fosse contada. Alguns, é claro, optam por carregar um casaco entre uma foto e outra, mas o tiram na hora da direção e dos registros. Por mim tudo bem, se eles estiverem bem. O frio e a chuva nunca me atrapalharam como fotógrafa, é papel nosso, como profissional, mostrar que o resultado será satisfatório independente do clima e da previsão do tempo.




Claro, com crianças e adolescentes, bem como com gestantes e idosos, meu cuidado é redobrado. Nada de sentir muito frio, nada de expor à umidade, carregamos sempre uma garrafa térmica com chá ou café, itens que auxiliam a manter o corpo quente e trazem um momento à parte de descontração no ensaio. O inverno serrano também é conhecido pelo céu acinzentado, aquele lindo céu azul nem sempre aparece e, quando isso acontece, podemos agendar o ensaio pra mais cedo sim - afinal, o excesso de claridade não atrapalhará.

Por fim, confesso adorar fotografar nesse período, amo o inverno e me sinto mais à vontade com o clima frio. Também é neste período onde uma das férias escolares acontecem, onde nossa cidade enche de turistas e muitos deles chegam com aquele desejo de registrar sua estadia. Se não quiserem se aventurar pelas ruas da cidade, pelos pontos turísticos, também sugiro registros internos, tanto em hotéis/pousadas como apartamentos de aluguel por temporada. Ou seja, há sempre uma alternativa eficaz para o cliente se manter satisfeito e eu, como profissional, conquistar e traçar objetivos diferenciados pro meu trabalho.

Agora entre em contato para agendar o teu ensaio e curtir o melhor desse clima em Gramado!