Imagem capa - OS MOMENTOS MAIS EMOCIONANTES QUE VIVI NA FOTOGRAFIA por Ana Pacheco Fotografia

OS MOMENTOS MAIS EMOCIONANTES QUE VIVI NA FOTOGRAFIA


Se tem algo que essa profissão traz consigo é a emoção. Emoção em ser a escolha para registrar a vida e seus momentos, emoção em participar de escolhas e crescimento, emoção em ser parte integrante de uma família. Pra você, cliente e futuro cliente, que deseja contratar um profissional para um momento muito especial pra você, saiba que é importante que todo esse sentimento seja recíproco - que para o profissional você seja tratado como único, que o seu momento seja extremamente respeitado, que o empenho seja total. É assim com a gente, afinal, cada história é única e traz consigo muito ensinamento, muito aprendizado e muita troca.

Seja através de um ensaio, de uma formatura, de aniversários e casamentos, até mesmo de partos e acompanhamentos, todos são especiais pra você e não devem ser apenas mais um trabalho pra gente. A conexão profissional x cliente, a entrega, a responsabilidade, a vontade e o tempo, tudo reflete no resultado final que, sem sombra de dúvidas, será o melhor para ambos os lados envolvidos. Tudo é uma questão de estar junto, trabalhar junto e fazer daquele momento (independente de qual seja) algo único.

Por isso decidi criar esse texto e relembrar quais são os momentos mais emocionantes que vivi na fotografia nesses 5 anos de profissão, claro, todos eles ilustrados com lindas imagens. O mais bacana é que ao percorrer meu site, revi todos os trabalhos feitos e muitas das emoções voltaram assim que cliquei em determinadas fotos. Vamos lembrar desses momentos comigo?


Eu sempre digo que sou uma fotógrafa de família, não de ensaios ou casamentos, de família. Vai dizer, famílias estão envolvidas em tudo que faço, independente do evento ou trabalho a ser feito, lá estão elas. Por isso, nessas lembranças aqui abaixo, tu verás fotos de pedidos de casamento, aniversários, ensaios, formaturas, casamentos e partos. Bora?

Pra começar, nada mais lindo que relembrar os dois ensaios de gestante mais significativos pra mim. Mas, afinal, por quê? Sou madrinha dessas crianças que já eram muito esperadas, participei de cada momento, de cada passo e de cada conquista. De um lado, a Lilian e a Rosinha, amigas há mais de 6 anos, eu e a Lara fomos as primeiras a saber dessa gestação e sentimos (quase tanto quanto elas) os movimentos do Enrico, a ansiedade, as angústias, os desejos e toda aquela curiosidade em saber como ele seria, como ele se portaria, por quem ele puxaria. De outro lado a Pâmela, que me procurou antes de saber da gestação para a realização de um ensaio sensual - este mesmo foi deixado de lado e dávamos início ao acompanhamento trimestral do Otávio, também participei ativamente do crescimento da barriga, das dúvidas, do suporte necessário e, no nascimento, eu e a Lara recebemos o convite para madrinhas desse pequeno. Impossível não me emocionar novamente ao lembrar desses dois seres que preenchem a nossa vida com o que há de melhor.

Veja aqui: Ensaio completo da Lilian e da Rosinha, à espera do Enrico.

Veja aqui: Ensaio completo da Pâmela, à espera do Otávio.



Seguindo com as melhores lembranças e os momentos mais emocionantes, lembro do primeiro (e único) ensaio da Cris e da Cleidi. Conheço elas há 8 anos, fizeram parte de um dos momentos mais marcantes pra mim até então, o momento em que assumi minha sexualidade. Nos conhecemos por acaso, tínhamos amigas em comum e, desde então, seguimos juntas e compartilhando das conquistas umas das outras. Nesse ano, elas completaram 18 anos juntas e o primeiro ensaio delas juntas foi comigo. Fui a responsável por celebrar e registrar todo esse tempo delas juntas, que honra imensa. Que emoção.

Veja aqui: Ensaio completo da Cris e da Cleidi.



Outro momento super emocionante em minha carreira foi um pedido de casamento em especial, o primeiro que fotografei. O Guilherme me procurou e juntos bolamos a melhor forma de surpreender a Mariana. Lembro como se tivesse acontecido ontem, eu e ele fomos tomar um suco e juntos analisamos as melhores situações para que eu a fotografasse sem que ela desconfiasse de nada, para que fosse realmente um simples ensaio. Publiquei no meu perfil pessoal a busca por uma ruiva, eu faria um ensaio gratuito em troca da divulgação das imagens para meu portfólio em construção, diversas meninas foram marcadas e ela também. Entrei em contato, agendamos o ensaio e choveu. Sim, choveu. Neblina, frio e chuva. Entrei em contato com o Guilherme que, mais que prontamente, me disse para seguir o plano mesmo assim - tinha de ser naquela lugar e naquele dia. Ok, lá fomos nós. Grande parte do ensaio feito com guarda-chuva. Quando a posicionei num lugar estratégico, o Guilherme nos avistou e veio em nossa direção, de surpresa, com o anel em mãos. Ela posando e se entregando pras fotos. A emoção deles foi a minha também. Nós todos abaixo de chuva, molhados e com frio, mas com o coração aquecido por tanto amor.

Veja aqui: Pedido de casamento do Guilherme para a Mariana.



Aniversários, ah, os aniversários. A emoção rola solta em diversos momentos. O primeiro aninho, os 15 anos, os 80 anos. Sim, pensa que maluco poder registrar toda uma caminhada de vida, todas as conquistas, toda a história. A Eda, minha sogra me possibilitou isso. A emoção em registrar o aniversário dela se dá por diversos motivos. Primeiro, claramente, pelos 80 anos feitos. Segundo, por eu ter tido a oportunidade de conhecer Brasília. Terceiro, por termos reunido toda a família em alguns dias repletos de memórias lindas demais. Fotografar esse momento é um presente pra todos nós, estar ali e presenciar toda a emoção, dessa que hoje também é minha família, foi um presente lindo pra mim.

Veja aqui: Aniversário de 80 anos da Eda Rocha.



Ainda em Brasília sofri um pequeno acidente (risos). Jogando bola com uma de minhas sobrinhas, torci o pé e, consequentemente, cai sobre meu joelho. Tive como resultado uma ruptura parcial de um dos ligamentos. Não, não é a primeira vez que isso acontece. Meus joelhos sofrem, amigos. Isso me preocupou muito, afinal, eu tinha trabalhos já agendados que exigiriam muito de mim. O aniversário de 15 anos da Amanda foi assim. Eu ainda estava usando a tala, sentia dor, mas a emoção que senti naquele dia fez com que tudo valesse muito à pena. A família dela é demais, rendeu registros emocionantes que levarei pra toda a vida, o discurso da mãe dela foi um dos mais lindos que já ouvi. Ali descobrimos que a Amanda é uma filha de coração, algo que eu e a Lara sempre desejamos em fazer para completar nossa família. Foi tudo repleto de amor, de carinho, de muita emoção.

Veja aqui: 15 anos da Amanda San Martin.



No dia seguinte ao aniversário da Amanda, eu havia agendado as fotos da prova de toga da Ana Laura. Acordei no meio da noite com a dor de estômago mais forte que já senti, além de um inchaço na perna machucada e desconforto por conta disso tudo. Tentei tomar remédios, usei bolsas de água quente, nada adiantava. A dor era imensa, quase insuportável. Foi ainda mais doído pensar que eu não teria condições de ir até São Leopoldo registrar esse momento tão único pra Ana e sua família. Avisei ela do que estava acontecendo, pedi todas as desculpas possíveis mas eu sabia, bem lá no fundo, que não seria possível me perdoar. A Ana visualizou mas não me respondeu. Não, eu não tinha ninguém que pudesse ir no meu lugar, tentei mas não consegui alguém pra me substituir. Passadas algumas semanas, recebi uma mensagem emocionante dela dizendo: "Ana, vamos passar por cima disso tudo, minha admiração pelo teu trabalho é maior que tudo isso que aconteceu!". Confirmamos a solenidade, foi linda. Confirmamos a festa, foi intensa. Poucas vezes me senti tão abraçada e querida num ambiente. Sou quase integrante dessa família. Essa formatura se tornou única por tudo que a envolveu: nossas idas e vindas, a solenidade e reconhecimento familiar, os choros e abraços, o aniversário do Lucas (namorado da Ana) na virada da noite e, também, pelo pedido de casamento feito por ele pra encerrar as festividades. Chorei, chorei muito e me sinto agradecida em fazer parte de tantos momentos lindos assim.

Veja aqui: Formatura da Ana Laura Roloff.



Ah, os casamentos. Quem não se emociona diante de um, né? Eu, apesar de não parecer, sou sensível. Acho lindo conhecer a história do casal, conversar com eles o máximo possível antes do grande dia, pra tentar partilhar todo o sentimento que esse dia trará. O casamento da Rosi e do Denis foi um dos mais marcantes pra gente. Foi diferente, o primeiro externo que a gente fotografava. Aconteceu numa cervejaria, no final do dia, com todo aquele charme do pôr do sol presente. O Denis chorou muito, praticamente o tempo todo. Cada detalhe emocionava pelas lembranças que ele trazia. No final da cerimônia, pra coroar, ao invés de arroz utilizaram cevada. Demais, né? Já nossa outra experiência emocionante em casamentos aconteceu há poucas semanas, no último trabalho que realizamos: o casamento da Bruna e do Thiago. Conhecemos eles durante outro evento, fechamos o pacote e nos entregamos pra todos os momentos que estavam por vir. Rolou emoção do começo ao fim. O pré casamento foi através do pôr do sol mais lindo que já vi. A cerimônia reuniu todos os amigos e familiares. Os dizeres emocionaram todos nós, desde as palavras da mestre de cerimônia, os votos dos noivos e os melhores desejos a cada abraço. Eu chorei, a Lara chorou, quando falaram do Max (cachorrinho da família) então, nem preciso dizer nada. Chorar de alegria, através da emoção de quem nos escolhe pra registrar momentos assim, ah, é demais.

Veja aqui: Casamento da Rosi e do Denis.

Em breve aqui no site, o Casamento da Bruna e do Thiago.



Pra terminar esse post sobre os momentos mais emocionantes que vivi na fotografia, nada mais justo que falar sobre os partos. Nada, nada bate a emoção envolta no nascimento, na criação de uma nova família, na chegada de um novo ser. Todos os partos que fotografei foram humanizados e domésticos, ou seja, aconteceram da forma mais natural possível e na casa das clientes. No caso deste último nascimento, da Martina, foi ainda mais especial. Lembro que foi logo depois do meu aniversário, quando recebi a ligação pedi que a Lara participasse desse momento comigo. Ela nunca havia acompanhado um parto antes. Ela aceitou. Chegamos ao local, mesmo ambiente do primeiro nascimento que fotografei, da primeira filha da Bruna e do Natanael, a Valentina. O ambiente ainda estava bem iluminado, com todos rindo e já imaginando o rostinho dela ao nascer. Assim que a segunda doula chegou, o clima mudou. Ali percebemos que em breve a Martina estaria nos braços de sua mãe. O silêncio tomou conta, dividindo espaço com os gemidos e gritos de dor. Afinal, a bebê tinha quase 5 kg. Era grande, pesada e linda. Acompanhamos também o nascimento da placenta, outro ponto importante e emocionante dessa madrugada. Sempre digo que todos nós, todo ser humano, precisa passar por uma experiência assim - ver o nascimento, o surgimento de uma nova vida de forma tão única e especial.

Veja aqui: Nascimento da Martina.



Prontinho, agora me conta: se emocionou comigo? Reviu ou passou a conhecer algum desses trabalhos aqui? Deixa aqui nos comentários qual dessas histórias mais te emocionou e o motivo disso!